Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo cartografar o processo de formação dos/as educadores/as do município de Lavras-MG a partir do contexto do 145º Fórum Sul Mineiro da Educação Infantil, cuja temática foi “A Arte no Currículo Referência de Minas Gerais: transformando realidades em possibilidades”. O trabalho justifica-se pela importância de problematizar a formação continuada de educadores/as, assim como as experiências artísticas desenvolvidas com professores/as, monitores/as e crianças da Educação Infantil. Mergulhamos nas encantarias do imaginário, com a intenção de trazermos até a superfície, “coisas existentes” e que nem sempre são valorizadas, para apreciação de todos/as. Optamos por cartografar esse processo: produções artísticas das crianças, fala de educadores/as e utilizar uma entrevista semiestruturada, além da Análise Documental do material constituinte deste FSMEI. O material empírico recolhido é analisado, junto aos documentos norteadores das ações, visando problematizar e destacar como ocorreu todo o processo de produção e formação continuada desses/as profissionais.
Esta investigación tiene como objetivo mapear el proceso de formación de educadores del municipio de Lavras-MG a partir del contexto del 145 Foro de Educación Infantil de Minas Gerais, cuyo tema fue “Arte en el Currículo de Referencia de Minas Gerais: transformando realidades en posibilidades ”. El trabajo se justifica por la importancia de problematizar la formación continua de los educadores, así como las experiencias artísticas desarrolladas con profesores, monitores y niños en Educación Infantil. Sumérjase en los encantos del imaginario, con la intención de sacar a la superficie, "cosas existentes" y que no siempre se valoran, para el aprecio de todos. Optamos por mapear este proceso: producciones artísticas infantiles, charla de educadores y utilizamos una entrevista semiestructurada, además del Análisis Documental del material que constituye este FSMEI. Se analiza el material empírico recopilado, junto con los documentos que orientan las acciones, con el objetivo de discutir y resaltar cómo se desarrolló todo el proceso de producción y formación continua de estos profesionales.
In this research has as objective to map the training process of educators in the Lavras-MG municipality from the context of the 145th south Minas Gerais Forum of Childhood Education, whose theme was “Art in the Reference Curriculum of Minas Gerais: transforming realities into possibilities”. The work is justified by the importance of problematizing the continuing education of educators, as well as the artistic experiences developed with teachers, monitors and children in Childhood Education. We immerse ourselves in the imaginary enchantments, with the intention of bringing to the surface, “existing things” and that are not always valued for everyone's appreciation, so we chose to map this process: children's artistic productions, speech of educators and using a semi-structured interview, in addition to the Document Analysis of the material that constitutes the Minas Gerais Forum of Childhood Education. The empirical material collected will be subsequently analyzed, together with the documents guiding the actions, aiming mainly problematize and highlight how the entire production process and continuing education of these professionals took place.