Transexualidade na escola: um estudo bibliográfico sobre a produção educacional brasileira recente

Campos, Maria Eduarda Castelhano de; Silva, Fabiane Ferreira da; Bonetti, Alinne de Lima

Abstract:

 
A investigação analisa teses e dissertações do banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES, referentes ao assunto transexualidade na educação, com objetivo de identificar as principais pesquisas realizadas no Brasil sobre a relação entre escola e transexualidade no campo de estudos pós-graduados; bem como analisar como alguns conceitos são compreendidos e construídos. A pesquisa bibliográfica foi conduzida com uma metodologia de análise de conteúdo descrita por Bardin, realizada entre abril a junho de 2019, formando o universo do estudo, 11 trabalhos. As considerações apontam que a produção científica brasileira, no campo da educação, tem se dedicado ao estudo das experiências transexuais na escola e, em todas suas pesquisas, a escola apresenta-se como principal espaço onde ações violentas e discriminatórias acontecem. Conclui-se que há a necessidade de constantemente repensar a educação e a escola, para que sejam acessíveis a todos e de qualidade.
 
La investigación analiza tesis y disertaciones de la base de datos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior -CAPES, referidas al tema de transexualidad en la educación, con objetivo de identificar las principales investigaciones realizadas en Brasil sobre la relación entre escuela y transexualidad en el campo de estudios de posgrados; así como analizar la comprensión y construción de algunos conceptos. La investigación bibliográfica se realizó con una metodología de análisis de contenido descrita por Bardin, realizada entre abril y junio de 2019, conformando el universo del estudio, 11 trabajos. Las consideraciones señalan que la producción científica brasileña, en el campo de la educación, se ha dedicado al estudio delas experiencias transexuales en la escuela y, en todas sus investigaciones, la escuela se presenta como el espacio principal donde se configuran las acciones violentas y discriminatorias. Se concluye que existe la necesidad de repensar constantemente la educación y la escuela, para que sean accesibles a todos y con calidad.
 
The investigation analyzes theses and dissertations from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel -CAPES database, referring to the subject of transsexuality in education, with the objective of identifying the main researches carried out in Brazil on the relationship between school and transsexuality in the master’s and doctorate’s courses degrees; as well as analyzing how some concepts are understood and constructed. The bibliographical research was conducted with a content analysis methodology described by Bardin, carried out between April and June 2019, forming the universe of the study, 11 theses. The considerations point out that the Brazilian scientific production, in the field of education, has been dedicated to the study of transsexual experiences at school and, in all its researches, the school presentsitself as the main space where violent and discriminatory actions take place. It is concluded that there is a need to constantly rethink education and school, so that they are accessible to all and with quality.
 

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