Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Apolônia de J. Ferreira
dc.contributor.author Silva, Cibelle Cristina Lopes
dc.contributor.author Castro, Roney Polato de
dc.date.accessioned 2023-01-27T05:18:50Z
dc.date.available 2023-01-27T05:18:50Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SILVA, A. J. F.; SILVA, C. C. L.; CASTRO, R. P. CONSTITUINDO SUBJETIVIDADES NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSOS FORMATIVOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 205–230, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12648. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12648. Acesso em: 25 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10595
dc.description.abstract O artigo apresenta três movimentos de pesquisa cujo foco recai sobre experiências de gêneros e sexualidades no ensino superior, a partir de referenciais foucaultianos sobre experiência, processos de subjetivação e relações saber-poder. Em cada investigação, a questão das vivências de estudantes no ensino superior – estudantes LGBTI+, estudantes de Pedagogia e estudantes trans – se torna objeto de análise, buscando visibilizar movimentos formativos que constituem subjetividades de gênero e sexualidade. Conclui-se que experiências de gêneros e sexualidades específicas são vividas no ensino superior, considerando a universidade um espaço formativo que contribui para construir, tensionar e negociar sentidos de pertencimento, saberes prévios e relações de forças. pt_BR
dc.description.abstract El artículo presenta tres movimientos de investigación cuyo enfoque se centra en las experiencias de género y sexualidad en la educación superior, a partir de referencias foucaultianas sobre la experiencia, los procesos de subjetivación y las relaciones conocimiento-poder. En cada investigación, la cuestión de las experiencias de los estudiantes en la educación superior - estudiantes LGBTI +, estudiantes de Pedagogía y estudiantes trans - se convierte en objeto de análisis, buscando visibilizar movimientos formativos que constituyen subjetividades de género y sexualidad. Se concluye que en la educación superior se viven experiencias de géneros y sexualidades específicas, considerando a la universidad como un espacio formativo que contribuye a construir, tensar y negociar significados de pertenencia, conocimientos previos y relaciones de poder. pt_BR
dc.description.abstract The article presents three research movements that focus on gender and sexuality experiences in higher education, from Foucauldian references about experience, subjectivation processes and knowledge-power relations. In each investigation, the question of the experiences of students in higher education - LGBTI + students, Pedagogy students and trans students - becomes an object of analysis, seeking to make visible formative movements that constitute gender and sexuality subjectivities. It is concluded that genders and sexualities specific experiences are lived in higher education, considering the university as a formative space that contributes to build, tension and negotiate senses of belonging, previous knowledge and relations of forces. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gêneros pt_BR
dc.subject Sexualidades pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Subjetivação pt_BR
dc.subject Géneros pt_BR
dc.subject Educación superior pt_BR
dc.subject Subjetivación pt_BR
dc.subject Genders pt_BR
dc.subject Sexualities pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Subjectivation pt_BR
dc.title Constituindo subjetividades no ensino superior: processos formativos, gêneros e sexualidades pt_BR
dc.title.alternative Constituyendo subjetividades en la educación superior: procesos formativos, género y sexualidades pt_BR
dc.title.alternative Constituting subjectivities in higher education: formative processes, genders and sexualities pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9iEspecial.12648 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record