A trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência

Muniz, Gardenia Oliveira; Brito, Talamira Taita Rodrigues

Abstract:

 
A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres. Neste estudo, o nosso objetivo é apresentar como as demandas da docência implicam na vida das mulheres e como isso constitui aquilo que chamamos de mal-estar da profissão docente. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho, e até mesmo sua saúde.
 
A partir de los análisis realizados en una investigación de maestría que tuvo como título: Narrativas de docentes de ciencias sobre la enfermedad del docente: trayectoria, enfermedad y permanencia, defendida en 2018, destacamos algunos resultados en torno a la trayectoria docente de las mujeres. En este estudio, nuestro objetivo es presentar cómo las demandas de la docencia implican la vida de las mujeres y cómo esto constituye lo que llamamos el malestar de la profesión docente. Construimos una investigación cualitativa, utilizando el método (auto) biográfico. Las narrativas escritas de las colaboradoras se utilizaron mediante el uso de una Caja de Memoria para discutir la labor docente de las mujeres, que se encontraban sobrecargadas y enfermas ante las exigencias de su día a día. Se percibe que las mujeres, históricamente, experimentan contradicciones de género y acumulaciones de tareas en su rutina profesional y doméstica, alcanzando su disposición, entusiasmo por la vida y el trabajo e incluso su salud.
 
Based on the analyzes carried out in a master's research that had the title: Science Teachers' Narratives about Teacher Malaise: Trajectory, Illness and Permanence, defended in 2018, we highlight some results around the teaching trajectory of women. In this study, our objective is to present how the demands of teaching imply women's lives and how this constitutes what we call the malaise of the teaching profession. We built a qualitative research, using the (auto) biographical method. The collaborators' written narratives were used through the use of a Memory Box to discuss the teaching work of women, who were overloaded and sick in the face of the demands of their daily lives. It is perceived that women, historically, experience gender contradictions and accumulations of tasks in their professional and domestic routine, reaching their disposition, enthusiasm for life and work and even their health.
 

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