Abstract:
A partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título:
Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória,
Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em
torno da trajetória docente de mulheres. Neste estudo, o nosso objetivo é apresentar
como as demandas da docência implicam na vida das mulheres e como isso constitui
aquilo que chamamos de mal-estar da profissão docente. Construímos uma pesquisa
qualitativa, empregando o método (auto) biográfico. Foram utilizadas as narrativas
escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre
o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante
das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam
contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica,
atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho, e até mesmo sua saúde.
A partir de los análisis realizados en una investigación de maestría que tuvo como
título: Narrativas de docentes de ciencias sobre la enfermedad del docente: trayectoria,
enfermedad y permanencia, defendida en 2018, destacamos algunos resultados en torno
a la trayectoria docente de las mujeres. En este estudio, nuestro objetivo es presentar
cómo las demandas de la docencia implican la vida de las mujeres y cómo esto
constituye lo que llamamos el malestar de la profesión docente. Construimos una
investigación cualitativa, utilizando el método (auto) biográfico. Las narrativas escritas
de las colaboradoras se utilizaron mediante el uso de una Caja de Memoria para discutir
la labor docente de las mujeres, que se encontraban sobrecargadas y enfermas ante las
exigencias de su día a día. Se percibe que las mujeres, históricamente, experimentan
contradicciones de género y acumulaciones de tareas en su rutina profesional y
doméstica, alcanzando su disposición, entusiasmo por la vida y el trabajo e incluso su
salud.
Based on the analyzes carried out in a master's research that had the title: Science
Teachers' Narratives about Teacher Malaise: Trajectory, Illness and Permanence,
defended in 2018, we highlight some results around the teaching trajectory of women.
In this study, our objective is to present how the demands of teaching imply women's
lives and how this constitutes what we call the malaise of the teaching profession. We
built a qualitative research, using the (auto) biographical method. The collaborators'
written narratives were used through the use of a Memory Box to discuss the teaching
work of women, who were overloaded and sick in the face of the demands of their daily
lives. It is perceived that women, historically, experience gender contradictions and
accumulations of tasks in their professional and domestic routine, reaching their
disposition, enthusiasm for life and work and even their health.