Abstract:
Neste estudo buscamos analisar e problematizar representações de maternidade, a partir de narrativas de jovens mães e gestantes, na faixa etária entre 17 e 23 anos de idade, estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da periferia de Canoas (RS). Para tanto, buscamos como aportes teóricos os Estudos Culturais em Educação, os Estudos de Gênero e os Estudos sobre Juventude. Como metodologia, aplicamos um questionárioexploratório e, posteriormente, organizamos encontros de Grupo Focal, entre novembro e dezembro de 2018. Tais ferramentas subsidiaram organização das seguintes unidades analíticas: “Sou uma boa mãe-narrativas de afeto e atenção”; “Sou uma mãe, mas continuo sendo jovem, quero curtir a vida”. A partir de tais análises, destacamos a construção de maternidades juvenis plurais, que se distanciam das representações naturalizadas da maternidade e da juventude, as quais necessitam ser mais bem estudadas e problematizadas em nossas instituições de ensino.
En este estudio buscamos analizar y problematizar las representaciones de la maternidad, a partir de las narrativas de madres jóvenes y embarazadas, de entre 17 y 23 años, estudiantes de secundaria de una escuela pública de las afueras de Canoas (RS). Para eso, buscamos como aportes teóricos los Estudios Culturales en Educación, Estudios de Género y Estudios sobre Juventud. Como metodología, aplicamos un cuestionario exploratorio y, posteriormente, organizamos encuentros de Grupo Focal, entre noviembre y diciembre de 2018. Dichas herramientas subsidiaron la organización de las siguientes unidades analíticas: “Soy una buena madre-narrativas de cariño y atención.”; "Soy madre, sin embargo,soy joven, quiero disfrutar de la vida". A partir de las análisis, destacamos la construcción de maternidades juveniles plurales, que se alejan de las representaciones dichas como naturzlesde la maternidad y la juventud, las cuales necesitan ser mejor estudiadas y problematizadas en nuestras instituciones educativas.
In this study we seek to analyze and problematize representations of motherhood, from the narratives of young mothers and pregnant women, aged between 17 and 23 years old, high school students from a public school on the outskirts of Canoas (RS). For this, we seek as theoretical contributionsCultural Studies in Education, Gender Studies and Studies on Youth. As a methodology, we applied an exploratory questionnaire and, subsequently, we organized Focus Group meetings, between November and December 2018. Such tools subsidized the organization of the following analytical units: “I am a good mother-affection and attention narratives” ; "I'm a mother, but I'm still young, I want to enjoy life". From such analyzes, we highlight the construction of plural youth maternities, which distance themselves from the naturalized representations of motherhood and youth, whatever need to be better studied and problematized in our educational institutions.