Show simple item record

dc.contributor.author Blankenheim, Thaís
dc.contributor.author Ramos, Natacha Führ
dc.contributor.author Pizzinato, Adolfo
dc.contributor.author Costa, Angelo Brandelli
dc.date.accessioned 2023-01-30T18:40:09Z
dc.date.available 2023-01-30T18:40:09Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation BLANKENHEIM, T.; RAMOS, N. F.; PIZZINATO, A.; COSTA, A. B. A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL RUMO A FORMAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO: EXPLORANDO AS MOTIVAÇÕES DE PROFISSIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 527–544, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11603. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11603. Acesso em: 28 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10606
dc.description.abstract O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero. Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e das famílias que integram as instituições escolares. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene como objetivo explorar y discutir las motivaciones de los profesionales de la educación de la primera infancia para la formación en los temas de sexualidad y género. 96 participantes respondieron un cuestionario y las respuestas se analizaron mediante la frecuencia de palabras y el análisis temático. De los resultados surgieron dos temas principales para la discusión: 1) la falta de conocimiento sobre la sexualidad y el género y 2) los cruces del tema en el contexto de la Educación Infantil. El desarrollo de estrategias de formación de profesores/es en estos temas es necesario para apoyar sus prácticas diarias, proporcionar una mayor seguridad en sus intervenciones diarias -teniendo en cuenta la posición actual de vulnerabilidad de estos profesionales- y garantizar la protección de los derechos de los niños y las familias que integran las instituciones escolares. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to explore and discuss the motivations of Early Childhood Education professionals for education about Sexuality and Gender. A questionnaire was answered by 96 participants and the responses were analyzed through the frequency of words and thematic analysis. From the results, two main themes emerged: 1) the lack of knowledge about Sexuality and Gender and 2) the intersections of the theme in the context of Early Childhood Education. The development of teacher training strategies on these themes is necessary to support daily practices, provide greater safety in their daily interventions - regarding their current vulnerability position of these professionals - and also to guarantee the protection of the rights of children and families who are part of the school. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Escuela pt_BR
dc.subject Infancia pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.title A escola de educação infantil rumo a formação em sexualidade e gênero: explorando as motivações de profissionais do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.title.alternative La escuela de educación infantil para la formación em sexualidad y género: explorar las motivaciones de los profesionales de Rio Grande do Sul pt_BR
dc.title.alternative The early childhood education school towards sexuality and gender education: exploring the motivations of professionals in Rio Grande do Sul pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i2.11603 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record