Abstract:
O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da
Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero.
Um questionário foi respondido por 96 participantes e as respostas foram analisadas
através da frequência de palavras e de análise temática. Dos resultados emergiram dois
principais temas para discussão: 1) a falta de conhecimento sobre sexualidade e gênero
e 2) os atravessamentos da temática no contexto da Educação Infantil. O
desenvolvimento de estratégias de capacitação/formação de professoras/es nessas
temáticas é necessário para embasar as suas práticas cotidianas, proporcionar maior
segurança em suas intervenções diárias - considerando a atual posição de
vulnerabilidade dessas/es profissionais – e garantir a proteção dos direitos das crianças e
das famílias que integram as instituições escolares.
Este artículo tiene como objetivo explorar y discutir las motivaciones de los
profesionales de la educación de la primera infancia para la formación en los temas de
sexualidad y género. 96 participantes respondieron un cuestionario y las respuestas se
analizaron mediante la frecuencia de palabras y el análisis temático. De los resultados
surgieron dos temas principales para la discusión: 1) la falta de conocimiento sobre la
sexualidad y el género y 2) los cruces del tema en el contexto de la Educación Infantil.
El desarrollo de estrategias de formación de profesores/es en estos temas es necesario
para apoyar sus prácticas diarias, proporcionar una mayor seguridad en sus
intervenciones diarias -teniendo en cuenta la posición actual de vulnerabilidad de estos
profesionales- y garantizar la protección de los derechos de los niños y las familias que
integran las instituciones escolares.
This paper aims to explore and discuss the motivations of Early Childhood Education
professionals for education about Sexuality and Gender. A questionnaire was answered
by 96 participants and the responses were analyzed through the frequency of words and
thematic analysis. From the results, two main themes emerged: 1) the lack of knowledge
about Sexuality and Gender and 2) the intersections of the theme in the context of Early
Childhood Education. The development of teacher training strategies on these themes is
necessary to support daily practices, provide greater safety in their daily interventions -
regarding their current vulnerability position of these professionals - and also to
guarantee the protection of the rights of children and families who are part of the school.