Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Caroline Delfino dos
dc.date.accessioned 2023-01-31T00:04:58Z
dc.date.available 2023-01-31T00:04:58Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation SANTOS, C. D. dos. “SOU PRETO PORQUE MINHA MÃE É PRETA”: OLHARES SOBRE A INFÂNCIA E SUAS CORES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 496–512, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11583. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11583. Acesso em: 28 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10607
dc.description.abstract O presente trabalho objetivo analisar os discursos construídos por crianças do préescolar em relação à questão racial, com ênfase sobre a negritude enquanto marca identitária. Embora ainda pequenas, as crianças vão elucidando por meio de suas narrativas o reconhecimento de seu pertencimento à população negra, se identificando positivamente em relação a sua cor e raça. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se na observação participante, com perfil qualitativo. Em seus discursos as crianças revelam orgulho de sua cor e já compreendam a necessidade de defenderem sua identidade racial. Observamos, assim, a importância de uma maior representatividade negra nas mídias e demais ferramentas de grande alcance popular. Os resultados apontaram que os movimentos sociais negros, as legislações vigentes a favor da diversidade, bem como as produções literárias com protagonismo de pessoas negras, vêm contribuindo para o processo de autorreconhecimento e autoafirmação da criança negra. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene como objetivo analizar los discursos construidos em el jardín de niños acerca de las cuestiones raciales, con énfasis en la negrura como marca de identidad. Los niños, a través de sus narrativas, revelan el reconocimiento de su pertenencia a la población negra, identificándose positivamente con su color y raza. Metodológicamente, la investigación fue basada en la observación participante, con perfil cualitativo. En sus discursos, los niños muestran orgullo por su color y ya comprenden la necesidad de defender su identidad racial. Así, observamos la importancia de una mayor representación negra en los medios y otras herramientas de gran alcance popular. Los resultados señalaron que los movimientos sociales negros, las leyes actuales a favor de la diversidad, así como las producciones literarias con protagonismo negro, han estado contribuyendo al proceso de autorreconocimiento y autoafirmación de los niños negros. pt_BR
dc.description.abstract The present work has the intent to analyze the discourses built by children about the race, focusing on the black race as an identity. Although still small, the children elucidate in their narratives that recognize themselves as black and identify themselves positively in relation to their color and race. Methodologically, the research was based on participant observation, with qualitative profile. In their speeches, the children reveal pride in their color and already understand the need to defend their racial identity. Thus, we observe the importance of a greater black representation in the media and other tools of great popular reach. The results revealed that the black social movements, the recent laws in favor of diversity, as well as the literary works with protagonism of black people, have been contributing to the process of self-recognition and self-affirmation of black children. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Diversidade racial pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Jardin de niños pt_BR
dc.subject Racial diversity pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.title “Sou preto porque minha mãe é preta”: olhares sobre a infância e suas cores pt_BR
dc.title.alternative “Soy negro porque mi mamá es negra”: miradas sobre la infancia y sus colores pt_BR
dc.title.alternative “I'm black because my mom is black”: looks at childhood and their colors pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i2.11583 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record