“Sou preto porque minha mãe é preta”: olhares sobre a infância e suas cores

Santos, Caroline Delfino dos

Abstract:

 
O presente trabalho objetivo analisar os discursos construídos por crianças do préescolar em relação à questão racial, com ênfase sobre a negritude enquanto marca identitária. Embora ainda pequenas, as crianças vão elucidando por meio de suas narrativas o reconhecimento de seu pertencimento à população negra, se identificando positivamente em relação a sua cor e raça. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se na observação participante, com perfil qualitativo. Em seus discursos as crianças revelam orgulho de sua cor e já compreendam a necessidade de defenderem sua identidade racial. Observamos, assim, a importância de uma maior representatividade negra nas mídias e demais ferramentas de grande alcance popular. Os resultados apontaram que os movimentos sociais negros, as legislações vigentes a favor da diversidade, bem como as produções literárias com protagonismo de pessoas negras, vêm contribuindo para o processo de autorreconhecimento e autoafirmação da criança negra.
 
Este artículo tiene como objetivo analizar los discursos construidos em el jardín de niños acerca de las cuestiones raciales, con énfasis en la negrura como marca de identidad. Los niños, a través de sus narrativas, revelan el reconocimiento de su pertenencia a la población negra, identificándose positivamente con su color y raza. Metodológicamente, la investigación fue basada en la observación participante, con perfil cualitativo. En sus discursos, los niños muestran orgullo por su color y ya comprenden la necesidad de defender su identidad racial. Así, observamos la importancia de una mayor representación negra en los medios y otras herramientas de gran alcance popular. Los resultados señalaron que los movimientos sociales negros, las leyes actuales a favor de la diversidad, así como las producciones literarias con protagonismo negro, han estado contribuyendo al proceso de autorreconocimiento y autoafirmación de los niños negros.
 
The present work has the intent to analyze the discourses built by children about the race, focusing on the black race as an identity. Although still small, the children elucidate in their narratives that recognize themselves as black and identify themselves positively in relation to their color and race. Methodologically, the research was based on participant observation, with qualitative profile. In their speeches, the children reveal pride in their color and already understand the need to defend their racial identity. Thus, we observe the importance of a greater black representation in the media and other tools of great popular reach. The results revealed that the black social movements, the recent laws in favor of diversity, as well as the literary works with protagonism of black people, have been contributing to the process of self-recognition and self-affirmation of black children.
 

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