Abstract:
O presente trabalho objetivo analisar os discursos construídos por crianças do préescolar
em relação à questão racial, com ênfase sobre a negritude enquanto marca
identitária. Embora ainda pequenas, as crianças vão elucidando por meio de suas
narrativas o reconhecimento de seu pertencimento à população negra, se identificando
positivamente em relação a sua cor e raça. Metodologicamente, a pesquisa
fundamentou-se na observação participante, com perfil qualitativo. Em seus discursos
as crianças revelam orgulho de sua cor e já compreendam a necessidade de defenderem
sua identidade racial. Observamos, assim, a importância de uma maior
representatividade negra nas mídias e demais ferramentas de grande alcance popular. Os
resultados apontaram que os movimentos sociais negros, as legislações vigentes a favor
da diversidade, bem como as produções literárias com protagonismo de pessoas negras,
vêm contribuindo para o processo de autorreconhecimento e autoafirmação da criança
negra.
Este artículo tiene como objetivo analizar los discursos construidos em el jardín de
niños acerca de las cuestiones raciales, con énfasis en la negrura como marca de
identidad. Los niños, a través de sus narrativas, revelan el reconocimiento de su
pertenencia a la población negra, identificándose positivamente con su color y raza.
Metodológicamente, la investigación fue basada en la observación participante, con
perfil cualitativo. En sus discursos, los niños muestran orgullo por su color y ya
comprenden la necesidad de defender su identidad racial. Así, observamos la
importancia de una mayor representación negra en los medios y otras herramientas de
gran alcance popular. Los resultados señalaron que los movimientos sociales negros, las
leyes actuales a favor de la diversidad, así como las producciones literarias con
protagonismo negro, han estado contribuyendo al proceso de autorreconocimiento y
autoafirmación de los niños negros.
The present work has the intent to analyze the discourses built by children about the
race, focusing on the black race as an identity. Although still small, the children
elucidate in their narratives that recognize themselves as black and identify themselves
positively in relation to their color and race. Methodologically, the research was based
on participant observation, with qualitative profile. In their speeches, the children reveal
pride in their color and already understand the need to defend their racial identity. Thus,
we observe the importance of a greater black representation in the media and other tools
of great popular reach. The results revealed that the black social movements, the recent
laws in favor of diversity, as well as the literary works with protagonism of black
people, have been contributing to the process of self-recognition and self-affirmation of
black children.