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dc.contributor.author Baptista, Bruna Cruz
dc.date.accessioned 2023-01-31T00:05:58Z
dc.date.available 2023-01-31T00:05:58Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation BAPTISTA, B. C. A BNCC E O COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA – ENTRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, COMO FICAM AS QUESTÕES DE GÊNERO?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 467–495, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12099. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12099. Acesso em: 28 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10608
dc.description.abstract A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero como categoria de análise, com o propósito de visualizar como se apresentam as relações de gênero e o seu conceito. Por meio da seleção e exploração de uma das coleções aprovadas compreendemos que os livros didáticos que chegam às escolas estão diretamente relacionados às propostas das políticas públicas educacionais vigentes, como o PNLD e a BNCC. Sendo este um documento a nível nacional, uma coleção baseada nele, muito também pode nos dizer sobre as diretrizes nacionais sobre determinados assuntos. Buscamos com este trabalho apresentar uma síntese dos dados extraídos pela análise da BNCC, em que damos destaque como o tema das relações de gênero é abordado ou não neste documento norteador da educação. pt_BR
dc.description.abstract Mediante la investigación “Investigando la importancia de lo no dicho – género y mujeres en el libro didáctico de historia”, buscamos analizar una colección de libros didácticos de historia, aprobados por el PNLD 2020, con base en el género como categoría de análisis, con el propósito de visualizar cómo se presentan las relaciones de género. Por medio del exploración de la coleccione, entendemos que los libros que llegan a las escuelas están directamente relacionados con las propuestas de políticas públicas educativas, como el PNLD y la BNCC. Como se trata de un documento nacional, una colección basada en él, muchas cosas también pueden decirnos sobre las directrices nacionales sobre determinados temas. Con este trabajo buscamos presentar una síntesis de los datos extraídos por el análisis del BNCC, en el que destacamos cómo se aborda o no el tema de las relaciones de género en este documento que orienta la educación. pt_BR
dc.description.abstract From the research “Investigating the importance of the unsaid – gender and women in the history textbook”, we seek to analyze a collection of history textbooks, approved by PNLD 2020, from gender as a category of analysis, with the purpose of visualizing how gender relations and their concept are presented. Through the selection and exploration of one of the approved collections we understand that the textbooks that arrive at schools are directly related to the proposals of the current educational public policies, such as the PNLD and the BNCC. As this is a national document, a collection based on it, a lot can also tell us about national guidelines on certain subjects. With this work we seek to present a synthesis of the data extracted by the analysis of the BNCC, in which we highlight how the theme of gender relations is addressed or not in this education guidance document. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Mujeres pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Women pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Public policies pt_BR
dc.title A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero? pt_BR
dc.title.alternative La BNCC y el componente curricular de historia: entre competencias y habilidades, ¿cómo se mantienen las cuestiones de género? pt_BR
dc.title.alternative BNCC and the curricular component of history - between competencies and skills, how are gender issues? pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i2.12099 pt_BR


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