Abstract:
A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista,
buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de
uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada à realização de um projeto
do PIBID-EA sobre gênero e diversidade sexual. Devido a dados alarmantes com
relação às consequências da violência contra LGBTs discutiremos o papel fundamental
da escola na desconstrução de mitos e preconceitos, e com isso, a promoção de valores
democráticos. Em nossa narrativa rememoramos a realidade política e social do período,
o percurso teórico realizado, as ações educativas e suas implicações em nossa formação
enquanto futuros educadores e educadoras. A partir dessas questões nos reconhecemos
enquanto sujeitos de uma realidade onde, a partir de uma EA crítico-feminista é possível
a construção de práticas educativas, que busquem o rompimento de estruturas sociais de
dominação para a construção de uma educação emancipatória.
A partir de subsidios teóricos basados en una teoría social crítica y feminista, buscamos
dar un significado crítico a la formación docente, con miras a construir una narrativa
sobre una experiencia educativa relacionada con la realización de un proyecto PIBIDEA
sobre género y diversidad sexual. Debido a los datos alarmantes sobre las
consecuencias de la violencia contra las personas LGBT, discutiremos el papel
fundamental de la escuela en la deconstrucción de mitos y prejuicios, y con ello, la
promoción de los valores democráticos. En nuestra narrativa, recordamos la realidad
política y social de la época, el camino teórico recorrido, las acciones educativas y sus
implicaciones para nuestra formación como futuros educadores. A partir de estos temas,
nos reconocemos como sujetos de una realidad donde, a partir de EA crítico-feminista,
es posible construir prácticas educativas que busquen romper las estructuras sociales de
dominación para la construcción de una educación emancipadora.
Based on theoretical subsidies based on a critical and feminist social theory, we seek to
give a critical meaning to teacher education, with a view to building a narrative about an
educational experience related to the realization of a PIBID-EA project on gender and
sexual diversity. Due to alarming data regarding the consequences of violence against
LGBTs, we will discuss the fundamental role of the school in deconstructing myths and
prejudices, and with that, the promotion of democratic values. In our narrative, we recall
the political and social reality of the period, the theoretical path taken, the educational
actions and their implications for our formation as future educators. Based on these
issues, we recognize ourselves as subjects of a reality where, based on a critical-feminist
EA, it is possible to build educational practices that seek to break the social structures of
domination for the construction of an emancipatory education.