Show simple item record

dc.contributor.author Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
dc.contributor.author Freitas, Eliemary Aparecida Cordeiro de
dc.contributor.author Estevão, Ady Canário de Souza
dc.contributor.author Fernandes, Stenio de Brito
dc.date.accessioned 2023-01-31T00:11:09Z
dc.date.available 2023-01-31T00:11:09Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation FERNANDES, A. N. de O.; FREITAS, E. A. C. de; ESTEVÃO, A. C. de S.; FERNANDES, S. de B. RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 558–575, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12052. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12052. acesso em: 28 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10611
dc.description.abstract Considerando que gênero e sexualidade operam relações de poder e modos de produção de identidades sociais, este artigo objetiva analisar o discurso de professoras sobre as relações de gênero e sexualidade a partir de gestos de leitura discursiva, no âmbito da formação docente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública estadual da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na Análise do Discurso (AD) francesa, a partir da orientação teórica e metodológica baseada nos estudos sobre discurso, gênero, sexualidade e educação. As narrativas das professoras apontaram que há um trabalho no tocante às discussões de gênero e sexualidade na escola, porém constatam-se lacunas nos seus processos formativos. Mediante a interpretação dos dados, conclui-se que as questões de gênero e sexualidade tornam-se desafiantes, no sentido de um currículo que perpassa relações de poder em práticas discursivas educacionais para o exercício da diferença na formação continuada das professoras. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene como objetivo analizar en el discurso de los profesores sobre las relaciones de género y sexualidad desde los gestos de lectura discursiva, en el ámbito de la formación docente en los primeros años de la escuela primaria en las escuelas públicas de una ciudad de Brasil. Considerando que género y sexualidad operan relaciones de poder y formas de producir identidades sociales. Es una investigación cualitativa. Se basa en el Análisis del Discurso francés (AD), desde la orientación teórica y metodológica de los estudios sobre discurso, género, sexualidad y educación. Las narrativas de los docentes señalan que hay trabajo sobre discusiones de género y sexualidad en la escuela, pero hay vacíos en el proceso de formación de los docentes. Las cuestiones de género y sexualidad se consideran desafiantes, en el sentido de un currículo que permea las relaciones de poder en las prácticas discursivas educativas para el ejercicio de la diferencia en la formación continua de los profesores. pt_BR
dc.description.abstract Considering that gender and sexuality operate power relations and modes of production of social identities, this article aims to analyze the discourse of teachers about gender and sexuality relations through gestures of discursive reading, within the scope of teacher formation, in the early years of the Elementary School, from public schools in the city of Mossoró / RN. For this, a qualitative research was carried out, based on the French Discourse Analysis (AD), based on theoretical and methodological guidance based on studies on discourse, gender, sexuality and formation. The teachers' narratives pointed out that there is work regarding gender and sexuality discussions at school, but there are gaps in their formative processes. Through the interpretation of the data, it is concluded that the issues of gender and sexuality become challenging, in the sense of a curriculum that permeates power relations in educational discursive practices for the exercise of the difference in the continuing formation of teachers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Gênero e sexualidade pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Formación docente pt_BR
dc.subject Género y sexualidade pt_BR
dc.subject Inclusión pt_BR
dc.subject Primeros años pt_BR
dc.subject Teacher formation pt_BR
dc.subject Gender and sexuality pt_BR
dc.subject Early years pt_BR
dc.title Relações de gênero e sexualidade na escola: uma análise discursiva em narrativas de professoras pt_BR
dc.title.alternative Gender and sexuality relations in school: a discursive analysis in narratives of teachers pt_BR
dc.title.alternative Relaciones de género y sexualidad en la escuela: um análisis discursivo en narrativas de profesores pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i2.12052 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record