Abstract:
Considerando que gênero e sexualidade operam relações de poder e modos de produção
de identidades sociais, este artigo objetiva analisar o discurso de professoras sobre as
relações de gênero e sexualidade a partir de gestos de leitura discursiva, no âmbito da
formação docente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da rede pública
estadual da cidade de Mossoró/RN. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de
abordagem qualitativa, fundamentada na Análise do Discurso (AD) francesa, a partir da
orientação teórica e metodológica baseada nos estudos sobre discurso, gênero,
sexualidade e educação. As narrativas das professoras apontaram que há um trabalho no
tocante às discussões de gênero e sexualidade na escola, porém constatam-se lacunas
nos seus processos formativos. Mediante a interpretação dos dados, conclui-se que as
questões de gênero e sexualidade tornam-se desafiantes, no sentido de um currículo que
perpassa relações de poder em práticas discursivas educacionais para o exercício da
diferença na formação continuada das professoras.
Este artículo tiene como objetivo analizar en el discurso de los profesores sobre las
relaciones de género y sexualidad desde los gestos de lectura discursiva, en el ámbito de
la formación docente en los primeros años de la escuela primaria en las escuelas
públicas de una ciudad de Brasil. Considerando que género y sexualidad operan
relaciones de poder y formas de producir identidades sociales. Es una investigación
cualitativa. Se basa en el Análisis del Discurso francés (AD), desde la orientación
teórica y metodológica de los estudios sobre discurso, género, sexualidad y educación.
Las narrativas de los docentes señalan que hay trabajo sobre discusiones de género y
sexualidad en la escuela, pero hay vacíos en el proceso de formación de los docentes.
Las cuestiones de género y sexualidad se consideran desafiantes, en el sentido de un
currículo que permea las relaciones de poder en las prácticas discursivas educativas para
el ejercicio de la diferencia en la formación continua de los profesores.
Considering that gender and sexuality operate power relations and modes of production
of social identities, this article aims to analyze the discourse of teachers about gender
and sexuality relations through gestures of discursive reading, within the scope of
teacher formation, in the early years of the Elementary School, from public schools in
the city of Mossoró / RN. For this, a qualitative research was carried out, based on the
French Discourse Analysis (AD), based on theoretical and methodological guidance
based on studies on discourse, gender, sexuality and formation. The teachers' narratives
pointed out that there is work regarding gender and sexuality discussions at school, but
there are gaps in their formative processes. Through the interpretation of the data, it is
concluded that the issues of gender and sexuality become challenging, in the sense of a
curriculum that permeates power relations in educational discursive practices for the
exercise of the difference in the continuing formation of teachers.