A relevância de uma educação sexual para jovens e adultos com deficiências

Pereira, Maiara Cristina

Abstract:

 
Esse relato de experiência visa expor as atividades de educação sexual desenvolvidas junto a pessoas com deficiências matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período de Março a Junho de 2018. Essa modalidade de ensino tem importância na educação dos mais vulneráveis, e ao falar sobre pessoas com deficiências, a EJA pode possibilitar cidadania para esses sujeitos. Partindo disso, na cidade de Jaú-SP, há um núcleo da EJA que visa à alfabetização desse público. No cotidiano escolar, esse núcleo apresentou necessidade de atividades sobre educação sexual, para isso, foram realizados dezessete encontros visando o desenvolvimento da mesma. No decorrer das atividades observou-se o interesse dos alunos sobre a temática. Também, identificou-se uma falta de bons materiais para trabalhar com pessoas com deficiências em fase de alfabetização. Ademais, percebeu-se a relevância de um(a) educador(a) sexual no cotidiano dos alunos para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
 
Este relato de experiencia tiene como objetivo exponer las actividades de educación sexual desarrolladas con personas con discapacidad matriculadas en Educación de Jóvenes y Adultos, de marzo a junio de 2018. Esta modalidad de enseñanza es importante en la educación de los más vulnerables, y cuando se habla de personas con discapacidad, ella puede habilitar la ciudadanía para estos temas. A partir de esto, en la ciudad de Jaú-SP, existe un núcleo de educación que tiene como objetivo la alfabetización de este público. En la rutina escolar, este grupo tenía la necesidad de realizar actividades de educación sexual, para esto, se realizaron diecisiete reuniones con el objetivo de su desarrollo. Durante las actividades se observó el interés de los estudiantes por el tema. Además, faltaron buenos materiales para trabajar con personas con discapacidad en la fase de alfabetización. Además, se notó la relevancia de una educadora sexual en la vida diaria de los estudiantes para el desarrollo de un trabajo de calidad.
 
This experience report aims to expose the sexual education activities developed with people with disabilities enrolled in Youth and Adult Education, from March to June 2018. This teaching modality is important in the education of the most vulnerable, and when talking about people with disabilities. It can enable citizenship for these subjects. Starting from this, in the city of Jaú-SP, there is a nucleus of education that aims at the literacy of this public. In the school routine, this group had a need for activities on sexual education, for that, seventeen meetings were held aiming at its development. During the activities, students’ interest in the theme was observed. Also, there was a lack of good materials to work with people with disabilities in the literacy phase. Furthermore, it was noticed the relevance of a sex educator in the students’ daily lives for the development of quality work.
 

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