Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir como o acionamento da categoria “ideologia de
gênero” desencadeou ações de supressão dos direitos sexuais no âmbito da educação,
tendo em vista que há tensionamentos entre os segmentos conservadores e os
movimentos favoráveis à educação para a diversidade, o que, mesmo em um cenário
que ameaça a prática docente, tem sido capaz de produzir resistências. Com esses
ataques às formulações sobre gênero e sexualidades, a escola se tornou lócus de
embates, e o professor foi lançado nessa arena como o inculcador de uma ideologia que
abalaria a inocência das crianças e ameaçaria a família tradicional brasileira. Fora
possível chegar à consideração de que o sintagma “ideologia de gênero” não aparece
nos documentos oficiais educacionais, o que configura um desconhecimento, por parte
dos detratores do gênero, das políticas de educação.
El objetivo de este artículo es discutir cómo la activación de la categoría "ideología de
género" ha desencadenado accion/es de supresión de los derechos sexuales en la
educación, teniendo en cuenta que existen tensiones entre los segmentos conservadores
y los movimientos favorables a la educación para la diversidade, que, incluso en un
escenario que amenaza la práctica docente, ha sido capaz de producir resistencia. Con
estos ataques a las formulaciones de género y sexualidad, la escuela se ha convertido en
un lugar de enfrentamientos, y el maestro se ha lanzado a esta arena como el inculcador
de una ideología que sacudiría la inocencia de los niños y amenazaría a la familia
tradicional brasileña. Se ha podido llegar a consideración de que el sintagma "ideología
de género" no aparece en los documentos oficiales de educación, lo que configura un
desconocimiento, por parte de los detractores del género, de las politicas de educación.
The objective of this article is to discuss how the activation of the "gender ideology"
category has triggered actions of suppression of sexual rights in education, considering
that there are tensions between conservative segments and movements in favor of
education for diversity, which, even in a scenario that threatens teaching practice, has
been able to produce resistance. With these attacks on gender and sexuality
formulations, the school has become a locus of clashes, and the teacher has been
launched into this arena as the inculcator of an ideology that would shake the innocence
of children and threaten the traditional Brazilian family. It had been possible to arrive at
the conclusion that the syntagma "gender ideology" does not appear in the official
educational documents, which is configured as an ignorance, on the part of the
detractors of gender, of educational policies.