Ideologia de gênero versus educação para a diversidade: embates entre o conservadorismo e a resistência da população LGBTPQIA+

Vicente, André Luíz Coutinho

Abstract:

 
O objetivo deste artigo é discutir como o acionamento da categoria “ideologia de gênero” desencadeou ações de supressão dos direitos sexuais no âmbito da educação, tendo em vista que há tensionamentos entre os segmentos conservadores e os movimentos favoráveis à educação para a diversidade, o que, mesmo em um cenário que ameaça a prática docente, tem sido capaz de produzir resistências. Com esses ataques às formulações sobre gênero e sexualidades, a escola se tornou lócus de embates, e o professor foi lançado nessa arena como o inculcador de uma ideologia que abalaria a inocência das crianças e ameaçaria a família tradicional brasileira. Fora possível chegar à consideração de que o sintagma “ideologia de gênero” não aparece nos documentos oficiais educacionais, o que configura um desconhecimento, por parte dos detratores do gênero, das políticas de educação.
 
El objetivo de este artículo es discutir cómo la activación de la categoría "ideología de género" ha desencadenado accion/es de supresión de los derechos sexuales en la educación, teniendo en cuenta que existen tensiones entre los segmentos conservadores y los movimientos favorables a la educación para la diversidade, que, incluso en un escenario que amenaza la práctica docente, ha sido capaz de producir resistencia. Con estos ataques a las formulaciones de género y sexualidad, la escuela se ha convertido en un lugar de enfrentamientos, y el maestro se ha lanzado a esta arena como el inculcador de una ideología que sacudiría la inocencia de los niños y amenazaría a la familia tradicional brasileña. Se ha podido llegar a consideración de que el sintagma "ideología de género" no aparece en los documentos oficiales de educación, lo que configura un desconocimiento, por parte de los detractores del género, de las politicas de educación.
 
The objective of this article is to discuss how the activation of the "gender ideology" category has triggered actions of suppression of sexual rights in education, considering that there are tensions between conservative segments and movements in favor of education for diversity, which, even in a scenario that threatens teaching practice, has been able to produce resistance. With these attacks on gender and sexuality formulations, the school has become a locus of clashes, and the teacher has been launched into this arena as the inculcator of an ideology that would shake the innocence of children and threaten the traditional Brazilian family. It had been possible to arrive at the conclusion that the syntagma "gender ideology" does not appear in the official educational documents, which is configured as an ignorance, on the part of the detractors of gender, of educational policies.
 

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