Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar um levantamento e análise de políticas públicas federais brasileiras que abordam questões de gênero na Educação Infantil. O levantamento de dados ocorreu no site do Ministério da Educação, no período de janeiro a agosto de 2019, onde foram selecionados 56 documentos. A pesquisa foi realizada à luz dos pressupostos metodológicos da pesquisa documental, por meio da qual constatou-se que apenas três documentos abordam diretamente a temática gênero. Os dados referentes a estes documentos foram analisados qualitativamente e categorizados, buscando-se discutir o (não) lugar do gênero nas legislações, publicações e programas educacionais. Concluiu-se que as questões de gênero encontram-se quase invisibilizadas pelas e nas políticas públicas da Educação Infantil e, nesse sentido, reconhece-se a importância de fomentar as produções científicas nessa área, visando ampliar a discussão de gênero em contextos escolares e incentivar a inclusão do tema nos documentos legais brasileiros.
Este artículo presenta una encuesta y un análisis de las políticas públicas federales brasileñas que abordan cuestiones de género en la Educación Infantil. La encuesta de datos fue realizada en el sitio web del Ministerio de Educación, de enero a agosto de
2019, con selección de 56 documentos, y a la luz de los supuestos metodológicos de la investigación documental, mediante los cuales se comprobó que sólo tres documentos abordan directamente cuestiones de género. Los datos en estes documentos fueron analizados cualitativamente y categorizados, buscando discutir el (no) lugar del género en la legislación, publicaciones y programas educativos. Se concluyó que las cuestiones de género son casi invisibles en las políticas públicas de Educación Infantil y, así, se reconoce la importancia de promover producciones científicas en esta área para ampliar la discusión sobre el género en los contextos escolares y fomentar la inclusión del tema en los documentos legales brasileños.
This article aims to present a survey and an analysis of Brazilian federal public policies that address gender issues in Early Childhood Education. The data survey took place at the Ministry of Education’s website, from January to August 2019, where 56 documents were selected. The survey was conducted in light of the documentary research methodological assumptions, through which it was found that only three documents directly address gender issues. The data referring to these documents were qualitatively analyzed and categorized, seeking to discuss the (non) place of gender in educational legislation, publications and programs. It was concluded that gender issues are almost invisible in the public policies of Early Childhood Education and, in this sense, it is recognized the importance of promoting scientific productions in this area, aiming to expand the discussion of gender in school contexts and to encourage the inclusion of the topic in Brazilian legal documents.