Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Mitz Helena de Souza
dc.contributor.author Silva, Robson Guedes da
dc.date.accessioned 2023-02-08T19:12:05Z
dc.date.available 2023-02-08T19:12:05Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation SANTOS, M. H. de S.; SILVA, R. G. da. PERSPECTIVAS SOBRE O PRESENTE: EDUCAÇÃO, GOVERNAMENTALIDADE E POLÍTICAS DE PRODUÇÃO DE VIDAS PRECÁRIAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 74–98, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.12171. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12171. Acesso em: 27 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10645
dc.description.abstract O presente artigo busca discutir as possíveis relações entre neoliberalismo, governamentalidade e educação. Debatendo como as políticas públicas são operadoras de uma governamentalidade. Intentando refletir sobre escola e democracia em tempos de isolamento social, em um primeiro momento, abordando as relações entre neoliberalismo e as novas sociabilidades em educação, num segundo momento pensando acerca de como os ordenamentos de mercado atribuem à educação em geral e, em particular à escola, a função de formação para o mercado. Por fim, compreendemos que as relações entre democracia e pandemia serviram de aporte para tentar justificar as formas remotas de trabalho, nelas incluídos processos de formação e novas subjetividades, além da naturalização da violência para com os corpos queer. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo pretende discutir las posibles relaciones entre el neoliberalismo, el gobierno y la educación. Debatir cómo las políticas públicas son operadores de un gobierno. Reflexionando sobre la escuela y la democracia en tiempos de aislamiento social, en un primer momento, abordando las relaciones entre el neoliberalismo y las nuevas sociabilidades en la educación, en un segundo momento pensando en cómo el ordenamiento del mercado atribuye a la educación en general y, en particular, a la escuela, la función de formación para el mercado. Por último, entendemos que las relaciones entre la democracia y la pandemia sirvieron para tratar de justificar formas de trabajo a distancia, incluyendo procesos de formación y nuevas subjetividades, además de la naturalización de la violencia hacia los cuerpos extraños. pt_BR
dc.description.abstract This article seeks to discuss the possible relationships between neoliberalism, governance and education. Debating how public policies are operators of a government. Intending to reflect on school and democracy in times of social isolation, in a first moment, addressing the relations between neoliberalism and the new sociabilities in education, in a second moment thinking about how market regulations attribute to education in general and, in particular, to school, the function of training for the market. Finally, we understand that the relations between democracy and the pandemic served as a contribution to try to justify remote forms of work, including training processes and new subjectivities, in addition to the naturalization of violence towards the queer bodies. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Estudos Queer pt_BR
dc.subject Biopolítica pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Estudios Queer pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Queer Studies pt_BR
dc.subject Biopolitics pt_BR
dc.title Perspectivas sobre o presente: educação, governamentalidade e políticas de produção de vidas precárias pt_BR
dc.title.alternative Perspectivas en el presente: educación, gobernanza y políticas para producir vidas precárias pt_BR
dc.title.alternative Perspectives on the present: education, governance and policies to produce precarious lives pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i2.12171 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record