Abstract:
O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à
Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e
permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e
também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A
investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como
instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do
coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob
a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em
relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao
engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de
uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.
El artículo analiza la experiencia del curso transENEN como dispositivo de acceso a la
Educacion Superior, situando historicamente su origen y trayectoria, el ingreso y
permanencia de los estudiantes, los niveles de participación y decisión institucional, e
identificando tambien las dimensiones sociales y pedagogicas de esta oferta educativa. El
diseño de la investigación cualitativa, descriptiva y del estudio de caso contócon
instrumentos, entrevistas, documentos, observacion participante, comunicaciones del
colectivo y sus integrantes en redes sociales, fotos y actas de las reuniones analizadas
desde la perspectiva hermeneutica. Se identificaron logros importantes, no solo en
relacion a la aprobacion de examenes y consecuente acceso a la universidad, sino en
terminos de compromiso de los estudiantes, la expansion de oportunidades profesionales,
la formacion de una red de apoyo a los estudiantes y tambien la participacion en espacios
publicos.
The article analyzes the experience of the TransENEM course as a device for accessing
Higher Education, historically situating its origin and trajectory, its student’s admission,
permanence and participation level in institutional decisions, identifying also the
TRANSENEM social dimensions and its pedagogical offer. The qualitative, descriptive
investigation and case study design had instruments such as interviews, documents,
participant observation, communications from the collective and its member son social
media, photos and meetings minutes analyzed in a hermeneutic perspective. Important
achievements were identified, not just in relation to passing the exams and entering
university but in relation to student’s engagement developing their support network
searching for professional opportunities and participation in public spaces.