A experiência do curso transenem e o acesso à educação superior

Itaqui, Cintia; Ziliotto, Denise Macedo

Abstract:

 
O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.
 
El artículo analiza la experiencia del curso transENEN como dispositivo de acceso a la Educacion Superior, situando historicamente su origen y trayectoria, el ingreso y permanencia de los estudiantes, los niveles de participación y decisión institucional, e identificando tambien las dimensiones sociales y pedagogicas de esta oferta educativa. El diseño de la investigación cualitativa, descriptiva y del estudio de caso contócon instrumentos, entrevistas, documentos, observacion participante, comunicaciones del colectivo y sus integrantes en redes sociales, fotos y actas de las reuniones analizadas desde la perspectiva hermeneutica. Se identificaron logros importantes, no solo en relacion a la aprobacion de examenes y consecuente acceso a la universidad, sino en terminos de compromiso de los estudiantes, la expansion de oportunidades profesionales, la formacion de una red de apoyo a los estudiantes y tambien la participacion en espacios publicos.
 
The article analyzes the experience of the TransENEM course as a device for accessing Higher Education, historically situating its origin and trajectory, its student’s admission, permanence and participation level in institutional decisions, identifying also the TRANSENEM social dimensions and its pedagogical offer. The qualitative, descriptive investigation and case study design had instruments such as interviews, documents, participant observation, communications from the collective and its member son social media, photos and meetings minutes analyzed in a hermeneutic perspective. Important achievements were identified, not just in relation to passing the exams and entering university but in relation to student’s engagement developing their support network searching for professional opportunities and participation in public spaces.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos