Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Marina Silveira Bonacazata
dc.contributor.author Miesse, Maria Carolina
dc.contributor.author Carvalho, Fabiana Aparecida de
dc.date.accessioned 2023-02-12T19:01:12Z
dc.date.available 2023-02-12T19:01:12Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation SANTOS, M. S. B.; MIESSE, M. C.; CARVALHO, F. A. AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: QUAL O IMPACTO PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 509–531, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12588. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12588. Acesso em: 27 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10658
dc.description.abstract Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e documental. Primeiramente, critica-se historicamente o surgimento do MESP, com destaque para as ideologias nas quais se ancora. Em um segundo momento, as correlações do MESP com as questões de gênero e sexualidade são descritas, dando maior ênfase aos motivos políticos, econômicos e morais defendido por apoiadoras/es do movimento nas disputas por interferências nas escolas. Finalmente, relacionam-se os efeitos do MESP com a conjuntura de produção da BNCC, destacando a supressão e o apagamento dos termos gênero, sexualidade e diversidade sexual dos currículos escolares do ensino de Ciências e Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Se analizan temas relacionados con género y sexualidad en relación con el Movimiento Escuela Sin Partido (MESP) y los impactos en la Base Curricular Común Nacional (BNCC). La investigación fue cualitativa, teórico-bibliográfica y documental. En primer lugar, se critica históricamente el surgimiento del MESP, haciendo hincapié en las ideologías en las que está anclado. En un segundo paso, se describen las correlaciones del MESP con los temas de género y sexualidad, dando mayor énfasis a las razones políticas, económicas y morales que defienden los partidarios del movimiento en las disputas por la injerencia escolar. Finalmente, los efectos del MESP se relacionan con la situación de producción del BNCC, destacando la supresión y borrado de los términos género, sexualidad y diversidad sexual en los currículos escolares de enseñanza de Ciencias y Biología. pt_BR
dc.description.abstract Issues related to gender and sexuality are analyzed in relation to the Unpolitical School (MESP) and impacts on the National Common Curricular Base (BNCC). The research was qualitative, theoretical-bibliographic and documentary. First of all, the emergence of the MESP is historically criticized, with emphasis on the ideologies in which it is anchored. In a second step, MESP's correlations with gender and sexuality issues are described, giving greater emphasis to the political, economic and moral reasons defended by supporters of the movement in disputes over school interference. Finally, the effects of MESP are related to the production situation of the BNCC, highlighting the suppression and erasure of the terms gender, sexuality and sexual diversity in the school curriculum of Science and Biological Studies pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências e Biologia pt_BR
dc.subject Educación básica pt_BR
dc.subject Enseñando pt_BR
dc.subject Docencia de Ciencias y Biología pt_BR
dc.subject Basic Educacion pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Science and Biological Studies pt_BR
dc.title As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular? pt_BR
dc.title.alternative Questiones de género y sexualidad y el movimiento escuela sin partido: ¿cuál es el impacto en la Base Curricular Estudios Nacional Común? pt_BR
dc.title.alternative The issues of gender and sexuality and the unpolitical school: what is the impact for the National Common Curricular Base? pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9iEspecial.12588 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record