As questões de gênero e sexualidade e o movimento escola sem partido: qual o impacto para a Base Nacional Comum Curricular?

Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de

Abstract:

 
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e documental. Primeiramente, critica-se historicamente o surgimento do MESP, com destaque para as ideologias nas quais se ancora. Em um segundo momento, as correlações do MESP com as questões de gênero e sexualidade são descritas, dando maior ênfase aos motivos políticos, econômicos e morais defendido por apoiadoras/es do movimento nas disputas por interferências nas escolas. Finalmente, relacionam-se os efeitos do MESP com a conjuntura de produção da BNCC, destacando a supressão e o apagamento dos termos gênero, sexualidade e diversidade sexual dos currículos escolares do ensino de Ciências e Biologia.
 
Se analizan temas relacionados con género y sexualidad en relación con el Movimiento Escuela Sin Partido (MESP) y los impactos en la Base Curricular Común Nacional (BNCC). La investigación fue cualitativa, teórico-bibliográfica y documental. En primer lugar, se critica históricamente el surgimiento del MESP, haciendo hincapié en las ideologías en las que está anclado. En un segundo paso, se describen las correlaciones del MESP con los temas de género y sexualidad, dando mayor énfasis a las razones políticas, económicas y morales que defienden los partidarios del movimiento en las disputas por la injerencia escolar. Finalmente, los efectos del MESP se relacionan con la situación de producción del BNCC, destacando la supresión y borrado de los términos género, sexualidad y diversidad sexual en los currículos escolares de enseñanza de Ciencias y Biología.
 
Issues related to gender and sexuality are analyzed in relation to the Unpolitical School (MESP) and impacts on the National Common Curricular Base (BNCC). The research was qualitative, theoretical-bibliographic and documentary. First of all, the emergence of the MESP is historically criticized, with emphasis on the ideologies in which it is anchored. In a second step, MESP's correlations with gender and sexuality issues are described, giving greater emphasis to the political, economic and moral reasons defended by supporters of the movement in disputes over school interference. Finally, the effects of MESP are related to the production situation of the BNCC, highlighting the suppression and erasure of the terms gender, sexuality and sexual diversity in the school curriculum of Science and Biological Studies
 

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