Diálogos entre intersexualidade e o ensino de biologia

Silva, Luciana Aparecida Siqueira; Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz

Abstract:

 
A área biomédica, no século XX, consolidou verdades de que corpos intersexo apresentam variações em níveis cromossômicos, gonadais/genitais em desacordo com a lógica binária e o alinhamento sexo-gênero. Tal lógica reverbera-se nos espaços escolares e em livros didáticos. Intencionamos localizar as verdades reiteradas e/ou negadas em uma coleção de livros didáticos de Biologia, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático - Ensino Médio, sobre o corpo intersexo e a intersexualidade. A intersexualidade é entendida como parte do dispositivo da sexualidade e o livro didático como dispositivo pedagógico, à luz do referencial foucaultiano. Neste artigo, trazemos as análises de uma coleção que apresenta o corpo intersexo associado à patologia e à incapacidade reprodutiva. A coleção apresenta o corpo intersexo como construção biomédica, cujo centro de verdade alia-se a modos de funcionamento de uma política sobre a vida que toma de assalto corpos que borram fronteiras do sexo e do gênero.
 
El área biomédica, en el siglo XX, consolidó las verdades de que los cuerpos intersexuales presentan variaciones en los niveles cromosómico, gonadal / genital en desacuerdo con la lógica binaria y la alineación sexo-género. Tal lógica resuena en los espacios escolares y en los libros de texto. Tenemos la intención de ubicar las verdades repetidas y / o negadas en una colección de libros de texto de Biología, aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto - Escuela Secundaria, sobre el cuerpo intersexual y la intersexualidad. La intersexualidad se entiende como parte del dispositivo de la sexualidad y el libro de texto como dispositivo pedagógico, a la luz del marco foucaultiano. En este artículo traemos el análisis de una colección que presenta el cuerpo intersexual asociado a patología y discapacidad reproductiva. La colección presenta el cuerpo intersexual como una construcción biomédica, cuyo centro de verdad se conjuga con formas de funcionamiento de una política de vida que asalta cuerpos que desdibujan los límites del sexo y el género.
 
The biomedical area, in the 20th century, consolidated the truths that intersex bodies present variations in chromosomal, gonadal / genital levels in disagreement with binary logic and sex-gender alignment. Such logic reverberates in school spaces and in textbooks. We intend to locate the repeated and / or denied truths in a collection of Biology textbooks, approved by the National Textbook Program - High School, about the intersex body and intersexuality. Intersexuality is understood as part of the sexuality device and the textbook as a pedagogical device, in the light of the Foucauldian framework. In this article, we bring the analyzes of a collection that presents the intersex body associated with pathology and reproductive disability. The collection presents the intersex body as a biomedical construction, whose center of truth is combined with ways of functioning of a policy on life that assaults bodies that blur the boundaries of sex and gender.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos