Abstract:
O presente texto insurge de uma investigação de Iniciação Científica com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021. O objetivo aqui é apresentar o mapeamento, a partir de uma perspectiva cartográfica, das narrativas de gêneros e sexualidades encontradas e acionadas em três coleções de Livros Didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD/2018 e utilizados por professores/as da rede pública estadual do município de Ituiutaba/MG; sobretudo os enredamentos de aberturas e de fissuras produzidas nos territórios da Educação em Biologia Maior. Os LD de biologia circunscritos na investigação são constituídos por pequenas redes que cartografam espaços que fazem multiplicar lugares e outros gêneros e sexualidades no vasto território da Educação em Biologia, oferecendo resistência à captura do sexo, da reprodução, dos gêneros e das sexualidades em determinismos biológicos e possibilitando desterritorializações, ramificações políticas, a criação de coletividades e experimentações com uma educação em biologia menor.
El presente texto surge de una investigación de Iniciación Científica válida desde agosto de 2020 hasta julio de 2021. El objetivo aquí es presentar el mapeo, desde una perspectiva cartográfica, de las narrativas de géneros y sexualidades encontradas y desencadenadas en tres colecciones de Libros Didácticos (LD) de Biología aprobadas en el PNLD/2018 y utilizadas por docentes de la red pública estatal del municipio de Ituiutaba/MG; especialmente los enredos de aberturas y fisuras producidas en las áreas de educación en biología mayor. Los LD de biología circunscritos en la investigación están constituidos por pequeñas redes que mapean espacios que multiplican lugares y otros géneros y sexualidades en el vasto territorio de la Educación en biología, ofreciendo resistencia a la captura del sexo, reproducción, géneros y sexualidades en determinismos biológicos y permitiendo la desterritorialización, ramificaciones políticas, la creación de colectividades y experimentos con una educación en biología menor.
This text emerges from a Scientific Initiation investigation from August 2020 to July 2021. The objective here is to present the mapping, from a cartographic perspective, of the narratives of genders and sexualities found and three collections of Biology Textbooks (DB) approved in the PNLD/2018 and used by teachers from the state public network of the municipality of Ituiutaba/ MG; especially the ennarets of openings and fissures produced in the territories of higher biology education. Biology DB circumscribed in research are made up of small networks that cartograph spaces that multiply places and other genres and sexualities in the vast territory of biology education, offering resistance to sex capture, reproduction, genders and sexualities in biological determinisms and enabling deterritorialization, political ramifications, the creation of collectivities and experiments with an education in minor biology.