Mulheres indígenas universitárias: problematizando ações afirmativas

Molina, Karina da Silva; Ribeiro, Paula Regina Costa

Abstract:

 
Este artigo busca analisar as experiências de algumas indígenas universitárias da FURG, problematizando sua presença e os desafios de estarem na Universidade, a partir das ações afirmativas, as quais foram produzidas em uma governamentalidade neoliberal democrática. Essa conquista implica resistir às comunidades indígenas que, historicamente, não aceitam a igualdade de direitos entre homens e mulheres, e também à realidade universitária, com costumes diferentes que as subjetivam. Assim, no caminho da investigação narrativa, a partir das experiências vivenciadas pelas mulheres indígenas universitárias, nas dificuldades e conflitos que as cercam, desde sua aldeia até a academia, evidenciando que, para além dessa razão política que busca incluir os/as cidadãos/as para governá-los/as, resta-lhes uma terceira luta que vem com elas de sua aldeia, chegando à universidade: a luta por igualdade de direitos entre homens e mulheres, cidadãos/as de direitos, trazidos para um novo espaço, democraticamente.
 
Este artículo busca analizar las experiencias de algunos universitarios indígenas de la FURG, cuestionando su presencia y los desafíos de estar en la Universidad, a partir de acciones afirmativas, que se produjeron en una gubernamentalidad neoliberal democrática. Esta conquista pasa por resistir a las comunidades indígenas que históricamente no aceptan la igualdad de derechos entre hombres y mujeres, y también la realidad universitaria, con diferentes costumbres que las subjetivan. Así, en la trayectoria de la investigación narrativa, a partir de las vivencias de mujeres universitarias indígenas, las dificultades y conflictos que las rodean, desde su pueblo hasta la academia, demostrando que, además de esta razón política que busca incluir ciudadanos para gobernarlos, tienen una tercera lucha que viene con ellos desde su aldea, llegando a la universidad: la lucha por la igualdad de derechos entre hombres y mujeres, ciudadanos de derechos, llevada a un nuevo espacio democráticamente.
 
This article aims to analyze the experiences of some indigenous university students at FURG, questioning their presence and the challenges of being at the University, based on affirmative actions, which were produced in a democratic neoliberal governmentality. This achievement implies resisting indigenous communities that, historically, do not accept equal rights between men and women, and also the university reality, with different customs that subjectify them. Thus, on the path of narrative investigation, based on the experiences lived by indigenous university women, in the difficulties and conflicts that surround them, from their village to the academy, showing that, in addition to this political reason that seeks to include citizens to govern them, there remains a third struggle that comes with them from their village, reaching the university: the struggle for equal rights between men and women, citizens of rights, brought into a new space, democratically.
 

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