Abstract:
O presente artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em Educação que propôs
problematizar o modo de constituição de três mulheres ciganas em um acampamento
cigano em Juiz de Fora, MG. Para pensar os processos que incidem na constituição
dessas mulheres foram utilizados os estudos de gênero e os referenciais teóricos
inspirados nos estudos foucaultianos e pós-estruturalistas. Durante a pesquisa foi
possível perceber um atravessamento muito potente no processo de subjetivação dessas
ciganas: a religião evangélica. O foco principal deste trabalho é problematizar os
discursos religiosos e as relações de saber-poder envolvidos nesse movimento de se
constituir mulher cigana evangélica. A proposta é pensar para além do determinismo às
normativas de controle e dominação aos discursos religiosos, pois as ciganas também
são resistências.
Este artículo es parte de una investigación de maestría en Educación que propuso
problematizar la forma de constitución de tres mujeres gitanas en un campamento gitano
en Juiz de Fora, MG. Para reflexionar sobre los procesos que afectan la constitución de
estas mujeres, se utilizaron estudios de género y referencias teóricas inspiradas en
Foucault y estudios postestructuralistas. Durante la investigación se pudo notar un cruce
muy poderoso en el proceso de subjetivación de estos gitanos: la religión evangélica. El
foco principal de este trabajo es problematizar los discursos religiosos y las relaciones
de conocimiento-poder involucradas en este movimiento de constitución de una mujer
gitana evangélica. La propuesta es pensar más allá del determinismo hacia las normas
de control y dominación de los discursos religiosos, pues los gitanos también son
resistencias.
This article is part of a master's research in Education that proposed to problematize the
way of constitution of three Roma women in a Roma camp in Juiz de Fora, MG. To
think about the processes that affect the constitution of these women, gender studies and
theoretical references inspired by Foucault and post-structuralist studies were used.
During the research it was possible to notice a very powerful crossing in the
subjectification process of these gypsies: the evangelical religion. The main focus of
this work is to problematize the religious discourses and the relations of knowledge-
power involved in this movement of constituting an evangelical gypsy woman. The
proposal is to think beyond determinism to the norms of control and domination of
religious discourses, as Roma are also resistances.