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dc.contributor.advisor Fonseca, Janaína Zaidan Bicalho
dc.date.accessioned 2023-02-12T23:34:49Z
dc.date.available 2023-02-12T23:34:49Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation FONSECA, J. Z. B. A METODOLOGIA DE AUTOCONFRONTAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA AULA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 107–125, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i03.14020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14020. Acesso em: 23 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2316-3100
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10672
dc.description.abstract Neste artigo, objetivo demonstrar como a metodologia de Autoconfrontação se constitui no contexto do trabalho docente, valendo-me, para isso, tanto de dados construídos com uma professora em atuação, quanto com professores em formação no âmbito de suas próprias pesquisas. Traçarei, também, alguns questionamentos evidenciados nas minhas investigações sobre como a Autoconfrontação pode/deve ser problematizada para atender ao campo profissional da docência, e sua limitação no que diz respeito ao entendimento da aula. Uma vez comprometida com esses aspectos, compreendo a metodologia em questão como capaz de produzir conhecimento sobre o trabalho do professor, servindo, por isso, como instrumento de apoio à formação docente, ainda que necessite de ajustes e de outros acabamentos. Apoio-me, teoricamente, na perspectiva de Clot e também na compreensão bakhtiniana de linguagem. pt_BR
dc.description.abstract In this article, objective to demonstrate howthe methodology ofSelf-Confrontationisconstitutedinthecontextoftheteachingwork,for this, I use both data built with a teacher in action, as well as with teachers in training within the scope of their own research. I will also outline some questions evidenced in my investigations on how self-confrontation can/should be problematized to meet the professional field of teaching, and its limitation with regard to the understanding of the class. Once committed to these aspects, I understandthe methodology in question as capable of producing knowledge about the teacher’s work, therefore, serving as an instrument to support teacher training, even if it requires adjustments and other finishes. I support myself, theoretically, from the perspective of Clot and also on bakhtinian understanding of language. pt_BR
dc.description.abstract En esteartículo pretendo demonstrar cómo se constituye la metodologíade la Autoconfrontación enel contexto del trabajo docente, utilizando para ello tanto datos construidos conunmaestro en ejerciciocomo con otros enformación en el ámbito de su propiainvestigación. También esbozaré algunos interrogantes destacados en mi investigaciones acercade cómo la Autoconfrontación puede/debe ser problematizada para atender el campo profesional de la enseñanza, y sulimitación con respecto a la comprensión de laclase. Unavez comprometidos con estos aspectos, entiendo la metodología encuestión como capaz de producir conocimiento sobre el trabajo del maestro, sirviendo, por tanto, como instrumento de apoyo a la formación docente, aunque necesite ajustes y otros acabados. Me apoyo,teóricamente, en la perspectiva de Clot y también en la comprensión bajtiniana del lenguaje. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Autoconfrontação pt_BR
dc.subject Professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Produção de conhecimento na docência pt_BR
dc.subject Self-Confrontation pt_BR
dc.subject Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Production of knowledge in teaching pt_BR
dc.subject Autoconfrontación pt_BR
dc.subject Profesores de lengua portuguesa pt_BR
dc.subject Producción de conocimiento en la enseñanza pt_BR
dc.title A metodologia de autoconfrontação e suas implicações na aula do professor de língua portuguesa pt_BR
dc.title.alternative The methodology of self-confrontation and its implications in the portuguese language teacher’s class pt_BR
dc.title.alternative La metodología de autoconfrontación y sus implicaciones enla clase de profesores de lengua portuguesa pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14020 pt_BR


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