Show simple item record

dc.contributor.author Almeida, Breno Alvarenga
dc.contributor.author Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
dc.date.accessioned 2023-02-13T00:03:05Z
dc.date.available 2023-02-13T00:03:05Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation ALMEIDA, B. A.; REIS, F. P. G. UM MERGULHO NAS POÉTICAS DAS INFÂNCIAS: PERCURSOS E PERCALÇOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 651–678, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12683. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12683. Acesso em: 27 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358- 8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10682
dc.description.abstract Investigar se as experiências estéticas permitem a problematização de questões relacionadas à produção das identidades e das diferenças no contexto da Educação Infantil exigiu um mergulho em referenciais pós-estruturalistas, nas pedagogias e sociologia das infâncias para problematizar os dizeres de crianças a partir do seu contato com as artes. Realizar pesquisas envolvendo essa faixa etária, é fazê-las com as crianças e não sobre elas, razão pela qual inúmeros desafios são colocados nas interações do/a pesquisador/a com o campo. Emergiram desse processo questionamentos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa: como deixar de ser um corpo estranho naquele espaço? Como proporcionar espaços-tempos em que as crianças tenham vez e voz? Como fazer esse exercício de escuta? Assim, conclui-se que urge a necessidade de um olhar político no campo das metodologias de pesquisas com crianças, visto a urgência de conhecer as culturas das infâncias a partir das suas múltiplas linguagens. pt_BR
dc.description.abstract Investigar si las experiencias estéticas permiten la problematización de temas relacionados con la producción de identidades y diferencias en el contexto de la Educación Infantil requirió sumergirse en referentes postestructuralistas, en las pedagogías y sociología de la infancia para problematizar las palabras de los niños desde su contacto con las artes. Realizar una investigación que involucre a este grupo de edad, es hacerlo con niños y no sobre ellos, por lo que se colocan innumerables desafíos en las interacciones del investigador con el campo. De este proceso surgieron preguntas fundamentales para el desarrollo de la investigación: ¿cómo dejar de ser un cuerpo extraño en ese espacio? ¿Cómo proporcionar espacios-tiempos en los que los niños tengan voz y voz? ¿Cómo hacer este ejercicio de escucha? Así, se concluye que existe una necesidad urgente de una mirada política en el campo de las metodologías de investigación con niños, dada la urgencia de conocer las culturas de los niños desde sus múltiples idiomas. pt_BR
dc.description.abstract Investigating whether aesthetic experiences allow problematizing issues related to the production of identities and differences in the context of Early Childhood Education required a plunge into post-structuralist references, in the pedagogies, and sociology of childhoods to problematize the words of children from their contact with the arts. Conducting research involving this age group, is doing it with children and not about them, which is why countless challenges are placed in the researcher's interactions with the field. Fundamental questions for the development of the research emerged from this process: how to stop being a foreign body in that space? How to provide space-times in which children have a time and a voice? How to do this listening exercise? Thus, it is concluded that there is an urgent need for a political look in the field of research methodologies with children, given the urgency to know the cultures of children from their multiple languages. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Infancia pt_BR
dc.subject Investigación pt_BR
dc.subject Niños pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.subject Research pt_BR
dc.subject Kids pt_BR
dc.title Um mergulho nas poéticas das infâncias: percursos e percalços metodológicos da pesquisa com crianças pt_BR
dc.title.alternative Buceo en poética infantil: vías y mal funcionamiento metodológico en la investigación infantil pt_BR
dc.title.alternative Diving in children's poetics: pathways and methodological impasses in child research pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9iEspecial.12683 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record