Abstract:
Neste artigo o objetivo é discutir a relação mulher-culpa a partir de fragmentos de textos
relacionados à caça às bruxas durante a Inquisição. Como metodologia buscamos
desenvolver um exercício de problematização de inspiração foucaultiana e chegamos a
uma teia imbricada de relações de múltiplas técnicas de saber e poder que envolve as
mulheres, o feminino, a sexualidade e os atos sexuais. Uma teia marcada por subversões
e pecados expressos em forma de culpa e punições. Constatamos que as mulheres foram
por muito tempo, vistas como um empecilho na efetivação de grandes projetos como o
capitalismo, o adestramento dos corpos para a produção em série e a manutenção do
patriarcado religioso, político e científico. Diante dos confrontos e análises feitas com
ironia, perguntas e críticas pudemos perceber o quanto os “ecos” do período histórico
pesquisado, reverberam entre nós ainda hoje.
En este artículo, el objetivo es discutir la relación mujer-culpa basada en fragmentos de
textos relacionados con la caza de brujas durante la Inquisición. Como metodología,
buscamos desarrollar un ejercicio de problematización inspirado en Foucault y llegamos
a una web imbricada con relaciones de múltiples técnicas de conocimiento y poder que
involucra a las mujeres, lo femenino, la sexualidad y los actos sexuales. Una red
marcada por subversiones y pecados expresados en forma de culpa y castigo.
Descubrimos que las mujeres fueron durante mucho tiempo vistas como un obstáculo
para la realización de grandes proyectos como el capitalismo, la formación de cuerpos
para la producción en masa y el mantenimiento del patriarcado religioso, político y
científico. Frente a los enfrentamientos y análisis realizados con ironía, preguntas y
críticas, pudimos ver cuánto resuenan entre nosotros los "ecos" del período histórico
investigado.
In this article the objective is to discuss the woman-guilt relation based on texts
fragments related to witch hunt during the Inquisition. As a methodology we seek to
develop a problematizing exercise inspired by Foucault and we come to a web
imbricated with relations of multiple techniques of knowledge and power that involves
women, the feminine, sexuality and sexual acts. A web marked by subversions and sins
expressed in the guilt form and punishment. We found that women were for a long time,
seen as an obstacle to the realization of major projects such as capitalism, the training of
bodies for mass production and the maintenance of religious, political and scientific
patriarchy. Faced with the confrontations and analyzes made with irony, questions and
criticisms, we could see how much the “echoes” of the researched historical period,
reverberate among us even today.