Abstract:
Diante da realidade na qual vivemos, marcada por negacionismos e discursos de ódio,
propomos neste estudo refletir direcionadas/o com o questionamento: a construção de
estereótipos ocasiona a exclusão nos espaços escolares de pessoas entendidas neste
estudo como (des)viadas, por meio da deportação feita a seus corpos, direitos e vidas?
Para tanto, consideramos utilizar a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio
de entrevistas semiestruturadas, e a técnica Snowball para selecionar as pessoas
participantes, compondo 3 colaboradores. Para análise e referencial teórico, utilizamos
Foucault e pessoas que se alinham com seus estudos. Todo o percurso reflexivo que o
texto propõe leva o questionamento nas posturas ao que tange a escola, a formação
docente, currículo e as políticas públicas. Um investimento que se alinhe na busca de
possibilitar o espaço escolar como um local que legitima as diferenças e não naturaliza a
exclusão.
Ante la realidade em la que vivimos, marcada por el negacionismo y el discurso del
odio, proponemos en este estudio una reflexión dirigida con el cuestionamiento: la
construcción de estereotipos provoca la exclusión en los espacios escolares de personas
entendidas en este estudio como (des)viadas a través de la deportación hecha a sus
cuerpos, derechos y vidas? Para eso, consideramos utilizar un enfoque cualitativo, con
recolección de datos a través de entrevistas semiestructuradas y la técnica Snowball para
seleccionar a los participantes, componiendo 3 colaboradores. Para el análisis y la
referencia teórica, utilizamos a Foucault y personas afines a sus estudios. Todo el
camino reflexivo que propone el texto lleva a cuestionar las posiciones respecto a la
escuela, la formación docente, el currículo y las políticas públicas. Una inversión que
está alineada con la búsqueda de viabilizar el espacio escolar como un lugar que
legitima las diferencias y no naturaliza la exclusión.
Faced with the reality in which we lived, marked by denialism and hate speech, we
propose in this study to reflect directed with the questioning: the construction of
stereotypes causes the exclusion in school spaces of people understood in this study as
(de)viated through deportation made to their bodies, rights and lives? For that, we
consider using a qualitative approach, with data collection through semi-structured
interviews and the Snowball technique to select the participants, composing 3
collaborators. For analysis and theoretical reference, we used Foucault and people who
are aligned with his studies. The entire reflective path that the text proposes leads to
questioning the positions regarding the school, teacher training, curriculum and public
policies. An investment that is aligned with the search to make the school space possible
as a place that legitimizes differences and does not naturalize exclusion.
Description:
Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 96-123, 2022.