"Lute como uma princesa": pedagogias feministas na educação das infâncias

Cagnin, Daiane Cecília; Spaziani, Raquel Baptista

Abstract:

 
Desde a pequena infância, as meninas são apresentadas aos modos de agir, de se expressar e se comportar por meio de múltiplos artefatos culturais, que, voltados à infância, também são pedagogias de gênero. Este artigo tem como objetivo a análise de narrativas contra-hegemônicas que apresentam às crianças histórias e personagens que tensionam o lugar de submissão da feminilidade ideal. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, do tipo documental, no qual analisamos quatro contos de fadas presentes no livro “Lute como uma princesa – contos de fadas para crianças feministas”, escrito por Vita Murrow e publicado no Brasil, em 2019, pela editora Boitatá. Observamos que essas versões viabilizam discussões sobre temáticas importantes, como padrões de beleza e valorização das diferenças, bem como o rompimento das fronteiras de gênero. Por fim, pudemos identificar possibilidades nessas novas versões em relação ao trabalho para a promoção de uma educação que tenha como objetivo a não reprodução de desigualdades, assim como a potencialidade das pedagogias feministas para a educação das infâncias.
 
Desde la primera infancia, las niñas son introducidas en formas de actuar, expresarse y comportarse a través de múltiples artefactos culturales, que, dirigidos a la infancia, son también pedagogías de género. Este artículo tiene como objetivo analizar narrativas contrahegemónicas que presentan a los niños historias y personajes que enfatizan el lugar de sumisión de la feminidad ideal. Se trata de un estudio exploratorio, de tipo documental, en el que analizamos cuatro cuentos de hadas presentes en el libro “Lucha como una princesa – cuentos de hadas para niñas feministas” escrito por Vita Morrow y publicado en Brasil en 2019 por la editorial Boitatá. Observamos que estas versiones facilitan las discusiones sobre temas importantes como los estándares de belleza y la apreciación de las diferencias, así como la ruptura de las fronteras de género. Finalmente, pudimos identificar posibilidades en estas versiones en relación ao trabajo por la promoción de una educación que tenga como objetivo la no reproducción de las desigualdades, así como las potencialidades de las pedagogías feministas para la educación de las infancias.
 
Since early childhood, girls are introduced to ways of acting, expressing themselves and behaving through multiple cultural artifacts, which, aimed at childhood, are also gender pedagogies. This article aims to analyze counter-hegemonic narratives that present children with stories and characters that tense the submissive place of ideal femininity. This is an exploratory study, of documentary type, in which we analyze four fairy tales present in the book “Fight like a princess - fairy tales for feminist children”, written by Vita Murrow and published in Brazil in 2019 by Boitatá publishing house. We observed that these versions enable discussions about important themes such as beauty standards and valuing differences, as well as the breaking down of gender boundaries. Finally, we were able to identify possibilities in these versions regarding the work for the promotion of an education that aims at the non-reproduction of inequalities, as well as the potentiality of feminist pedagogies for the education of childhoods.
 

Description:

Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 124-143, 2022.

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