Abstract:
Na fase da educação infantil é necessário tratar de questões referentes à educação
sexual, dentre elas as relações de gênero dentro do ambiente escolar, pois neste
momento, as crianças começam a formar senso crítico, no qual precisam de informações
para construir seus valores, atitudes, conceitos e sentimentos. Apontamos como questão
de pesquisa qual a importância de abordar as temáticas relacionadas à sexualidade e
gênero no contexto escolar com crianças da educação infantil? Para responder à questão
levantada foram elencados dois objetivos que se complementam: enfatizar a importância
da abordagem da temática de gênero na educação infantil e discutir o tema das relações
de gênero através dos momentos de brincadeiras e atividades desenvolvidas nessa fase
de escolarização. Para atingir os objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico.
Espera-se que este artigo possa orientar professores sobre a importância de se trabalhar
temáticas relacionadas à educação sexual, mais explicitamente as abordagens
relacionadas a gênero.
En la etapa de educación infantil de 0 a 5 años es sumamente necesario tratar temas
relacionados con la educación sexual, entre ellos las relaciones de género dentro del
ámbito escolar, pues en este momento los niños comienzan a formar un sentido crítico,
en el cual necesitan información para construir sus valores, actitudes, conceptos y
sentimientos. Señalamos como pregunta de investigación cuál es la importancia de
abordar temas relacionados con la sexualidad y el género en el contexto escolar con
niños y niñas de educación infantil? Por lo tanto, para responder a la pregunta planteada,
se enumeraron dos objetivos: enfatizar la importancia de abordar el tema de género en la
educación infantil y discutir el tema de las relaciones de género a través de momentos
de juegos y actividades desarrollados en esta fase de la escolarización. Para lograr los
objetivos propuestos se realizó un levantamiento bibliográfico. Se espera que este
artículo pueda orientar a los docentes sobre la importancia de trabajar temas
relacionados con la educación sexual en el, más explícitamente en los enfoques de
género.
In the early childhood education stage from 0 to 5 years old, it is extremely necessary to
address issues related to sex education, including gender relations within the school
environment, because at this time, children begin to form a critical sense, where they
need information to build their values, attitudes, concepts and feelings. We point out as
a research question what is the importance of addressing issues related to sexuality and
gender in the school context with children in kindergarten? To answer the question
raised, two objectives were listed: to emphasize the importance of addressing the gender
issue in early childhood education and to discuss the issue of gender relations through
moments of games and activities developed in early childhood education. To achieve
the proposed objectives, a bibliographic survey will be carried. It is hoped that this
article can guide teachers on the importance of working on themes related to sex
education, more explicitly the approaches related to gender.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 341-366, 2022.