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dc.contributor.author Santos, Júlio César de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-03-15T12:59:34Z
dc.date.available 2023-03-15T12:59:34Z
dc.date.issued 2023-02-01
dc.identifier.citation SANTOS, J. C. O. QUANDO VIVER A UNIVERSIDADE É TAMBÉM REINVENTÁ-LA: GÊNERO, SEXUALIDADE E TERRITORIALIZAÇÃO EM NARRATIVAS DE ESTUDANTES LGBTI+. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 317–340, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14456. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14456. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10716
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 317-340, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos anos, as universidades públicas brasileiras vivenciaram intensos processos transformativos, passando de um contexto de democratização do acesso e permanência, a um processo de crise, ou de desdemocratização. No curso desses processos, e com o ingresso de uma série de sujeitos políticos, entre os quais as pessoas LGBTI+, o cotidiano das universidades vem sendo profundamente disputado e transformado. Nesse artigo, argumenta-se, através da análise de narrativas de estudantes LGBTI+ da Universidade Federal de Pernambuco, que gênero e sexualidade constituem a espacialidade da universidade. Não são o que se dá em uma universidade já pronta, que somente abrigaria essas e outras relações. Mas, como o que compõem as disputas pela sua significação, que é parte da própria materialização da universidade, abrindo-a a sentidos de liberdade e normatividade, e constituindo relações, sujeitos e espaços. pt_BR
dc.description.abstract En los últimos años, las universidades públicas brasileñas han experimentado intensos procesos de transformación, pasando de un contexto de democratización del acceso y de la permanencia, a un proceso de crisis o de desdemocratización. En el transcurso de estos procesos, y con la entrada de una serie de sujetos políticos, entre ellos las personas LGBTI+, la cotidianidad de las universidades ha sido profundamente disputada y transformada. En este artículo se argumenta, a través del análisis de narrativas de estudiantes LGBTI+ de la Universidad Federal de Pernambuco, que el género y la sexualidad constituyen la espacialidad de la universidad. No son lo que sucede en una universidad prefabricada, que sólo albergaría estas y otras relaciones. Pero, como lo conforman las disputas por su sentido, que forma parte de la materialización misma de la universidad, abriéndola a sentidos de libertad y normatividad, y constituyendo relaciones, sujetos y espacios. pt_BR
dc.description.abstract In recent years, Brazilian public universities have experienced intense transformative processes, moving from a context of democratization of access and permanence, to a process of crisis, or de-democratization. In the course of these processes, and with the entry of a series of political subjects, including LGBTI+ people, the daily life of universities has been deeply disputed and transformed. In this article, it is argued, through the analysis of narratives by LGBTI+ students at the Federal University of Pernambuco, that gender and sexuality constitute the spatiality of the university. They are not what happens in a ready-made university, which would only house these and other relationships. But, as what make up the disputes over its meaning, which is part of the very materialization of the university, opening it to senses of freedom and normativity, and constituting relationships, subjects and spaces. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Universidade pt_BR
dc.subject LGBTI+ pt_BR
dc.subject Territorialização pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Universidad pt_BR
dc.subject Territorialización pt_BR
dc.subject Género y sexualidad pt_BR
dc.subject University pt_BR
dc.subject Territorialization pt_BR
dc.subject Gender and sexuality pt_BR
dc.title Quando viver a universidade é também reinventá-la: gênero, sexualidade e territorialização em narrativas de estudantes LGBTI+ pt_BR
dc.title.alternative Cuando vivir la Universidad es también reinventarla: género, sexualidad y territorialización en las narrativas estudiantiles LGBTI+ pt_BR
dc.title.alternative When living the University also reinventing it; gender, sexuality and territorialization in LGBTI+ student narratives pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i2.14456 pt_BR


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