Show simple item record

dc.contributor.author Araújo, Luiz Carlos Marinho de
dc.contributor.author Fochezatto, Camila Beatriz Kummer
dc.contributor.author Della Justina, Lourdes Aparecida
dc.date.accessioned 2023-03-15T21:56:08Z
dc.date.available 2023-03-15T21:56:08Z
dc.date.issued 2023-02-01
dc.identifier.citation ARAÚJO, L. C. M.; FOCHEZATTO, C. B. K.; JUSTINA, L. A. D. “MEU ALUNO ME QUESTIONOU SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, E AGORA, O QUE DEVO FAZER?”: NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 243–267, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14755. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14755. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10719
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 243-267, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Toda e qualquer ação que intensifique as discussões sobre gênero e sexualidade no contexto escolar reforça o movimento em defesa dos direitos humanos. Ao encontro desse movimento, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de identificar se os professores da Educação Básica de um município paranaense presenciam episódios envolvendo questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar e de que forma eles reagem a tais situações. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou as narrativas de professores da Educação Básica como técnica de estudo, obtidas por meio de questionário on-line. Como procedimento metodológico, adotamos três etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Os resultados revelaram que as questões de gênero e sexualidade se fazem presentes no contexto escolar; os docentes, por vezes, apresentam dificuldades conceituais para lidar com essa realidade, destacando-se, portanto, a necessidade de formação permanente para este público. Embora, mesmo assim, percebeu-se a prevalência do respeito ao próximo em suas abordagens. pt_BR
dc.description.abstract Toda y cualquier acción que intensifique las discusiones sobre género y sexualidad en el contexto escolar refuerza el movimiento en defensa de los derechos humanos. Al encuentro de este movimiento se efectuó esta investigación con el objetivo de identificar si los profesores de la Educación Básica de un municipio de la Provincia de Paraná presenciaron episodios envolviendo las cuestiones de género y sexualidad en el ambiente escolar y de qué forma ellos lidian con tales situaciones. La investigación de abordaje cualitativa se utilizó de las narrativas de los profesores de la Educación Básica como técnica de estudio, obtenidas por medio de cuestionario en línea. Como procedimiento metodológico, adoptamos tres etapas: Construcción, [Des]construcción y [Re]construcción de los datos. Los resultados revelaron que las cuestiones de género y sexualidad están presentes en el contexto escolar; los docentes, por veces presentan dificultades conceptuales para lidiar con esa realidad, destacandose, por lo tanto, la necesidad de formación permanente para este público. Pero, aún así se notó la prevalencia del respeto al prójimo en sus abordajes. pt_BR
dc.description.abstract Each and every action that intensifies the discussions on gender and sexuality in the school context reinforces the defence of human rights movement. In response to this movement, this research took place with the purpose of identifying if Basic Education teachers from a municipality of the state of Paraná witness episodes involving gender and sexuality issues in the school environment and how they react to these situations. The research of qualitative approach used the narratives of Basic Education teachers as a study method, collected by an on-line survey. As methodological procedure, we followed three stages: Construction, [De]construction and [Re]construction of the data. The results revealed that gender and sexuality issues are present in the school context; the teaching staff, at times, have conceptual difficulties in dealing with this reality, highlighting the need for a permanent qualification for this group, however, it was perceived that the respect for others was prevalent in their approaches. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero e sexualidade pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Formação permanente pt_BR
dc.subject Narrativas pt_BR
dc.subject Género y sexualidad pt_BR
dc.subject Enseñanza de Ciencias pt_BR
dc.subject Formación permanente pt_BR
dc.subject Gender and sexuality pt_BR
dc.subject Science Education pt_BR
dc.subject Permanent Qualification pt_BR
dc.subject Narratives pt_BR
dc.title "Meu aluno me questionou sobre gênero e sexualidade, e agora, o que devo fazer?": narrativas de professores da educação básica pt_BR
dc.title.alternative "Mi alumno me ha cuestionado sobre género y sexualidad, y ahora, ¿qué debo hacer?": narrativas de profesores de la educación básica pt_BR
dc.title.alternative "My student asked me about gender and sexuality, what now, what should i do?": narratives of basic education teachers pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i2.14755 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record