Abstract:
Toda e qualquer ação que intensifique as discussões sobre gênero e sexualidade no
contexto escolar reforça o movimento em defesa dos direitos humanos. Ao encontro
desse movimento, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de identificar se os
professores da Educação Básica de um município paranaense presenciam episódios
envolvendo questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar e de que forma eles
reagem a tais situações. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou as narrativas de
professores da Educação Básica como técnica de estudo, obtidas por meio de
questionário on-line. Como procedimento metodológico, adotamos três etapas:
Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Os resultados revelaram que
as questões de gênero e sexualidade se fazem presentes no contexto escolar; os
docentes, por vezes, apresentam dificuldades conceituais para lidar com essa realidade,
destacando-se, portanto, a necessidade de formação permanente para este público. Embora, mesmo assim, percebeu-se a prevalência do respeito ao próximo em suas
abordagens.
Toda y cualquier acción que intensifique las discusiones sobre género y sexualidad en el
contexto escolar refuerza el movimiento en defensa de los derechos humanos. Al
encuentro de este movimiento se efectuó esta investigación con el objetivo de identificar
si los profesores de la Educación Básica de un municipio de la Provincia de Paraná
presenciaron episodios envolviendo las cuestiones de género y sexualidad en el
ambiente escolar y de qué forma ellos lidian con tales situaciones. La investigación de
abordaje cualitativa se utilizó de las narrativas de los profesores de la Educación Básica
como técnica de estudio, obtenidas por medio de cuestionario en línea. Como
procedimiento metodológico, adoptamos tres etapas: Construcción, [Des]construcción y
[Re]construcción de los datos. Los resultados revelaron que las cuestiones de género y
sexualidad están presentes en el contexto escolar; los docentes, por veces presentan
dificultades conceptuales para lidiar con esa realidad, destacandose, por lo tanto, la
necesidad de formación permanente para este público. Pero, aún así se notó la
prevalencia del respeto al prójimo en sus abordajes.
Each and every action that intensifies the discussions on gender and sexuality in the
school context reinforces the defence of human rights movement. In response to this
movement, this research took place with the purpose of identifying if Basic Education
teachers from a municipality of the state of Paraná witness episodes involving gender
and sexuality issues in the school environment and how they react to these situations.
The research of qualitative approach used the narratives of Basic Education teachers as
a study method, collected by an on-line survey. As methodological procedure, we
followed three stages: Construction, [De]construction and [Re]construction of the data.
The results revealed that gender and sexuality issues are present in the school context;
the teaching staff, at times, have conceptual difficulties in dealing with this reality,
highlighting the need for a permanent qualification for this group, however, it was
perceived that the respect for others was prevalent in their approaches.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 243-267, 2022.