Violência contra a mulher: uma revisão bibliográfica no contexto universitário

Benatti, Igor Felipe; Leão, Andreza Marques de Castro; Queiroz, Viviane

Abstract:

 
O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa bibliográfica acerca da violência contra a mulher no contexto universitário para compreender a percepção de estudantes universitários sobre o tema e conhecer o fenômeno na universidade. Como resultado desta pesquisa, analisou-se 9 artigos e conclui-se que o conceito de gênero é utilizado e compreendido pelos universitários como sinônimo de sexo e a violência contra a mulher tem o seu reconhecimento predominante apenas na configuração do tipo física. A violência do tipo psicológica, por sua vez, é de difícil identificação neste contexto, apesar da sua grande recorrência. Diante disso, evidencia-se a necessidade da compreensão do fenômeno nas universidades para a reflexão de ações e de políticas universitárias, promovendo a qualificação de docentes e a inserção de conteúdos nos currículos universitários que abordem a sexualidade, os corpos e as relações étnicoraciais na perspectiva de gênero no intuito de enfrentar a violência contra a mulher na universidade.
 
El objetivo es realizar una investigación bibliográfica sobre la violencia contra la mujer en el contexto universitario para comprender la percepción de los estudiantes universitarios sobre el tema, conociendo también el fenómeno en la universidad.Como resultado de esta investigación se analizaron 9 artículos y se concluyó que el concepto de género es utilizado y entendido por los estudiantes universitarios como sinónimo de sexo y que la violencia contra la mujer tiene su reconocimiento predominante únicamente en la configuración del tipo físico. La violencia psicológica, por su parte, es difícil de identificar en este contexto, a pesar de su alta recurrencia. Frente a ello, se evidencia la necesidad de comprender el fenómeno en las universidades para la reflexión de las acciones y políticas universitarias, promoviendo la capacitación de docentes y la inserción de contenidos en asignaturas que aborden la sexualidad, los cuerpos y las relaciones étnico-raciales a partir de la género para enfrentar la violencia contra las mujeres en la universidad.
 
The objective was to carry out a bibliographic research on violence against women in the university context to understand the perception of university students on the subject, as well as to know the phenomenon at the university. The result of this research, 9 articles were analyzed and concluded that the concept of gender is used and understood by university students as synonymous with sex and that violence against women has its predominant recognition only in the configuration of the physical type. Psychological violence is difficult to identify in this context, despite its high recurrence. In view of this, it is evident the need to understand the phenomenon in universities for the reflection of university actions and policies, promoting the qualification of teachers and the insertion of content in subjects that address sexuality, bodies and ethnic-racial relations based on the gender issue in order to face violence against women at the university.
 

Description:

Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 144-159, 2022.

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