Show simple item record

dc.contributor.author Duque, Tiago
dc.date.accessioned 2023-03-15T22:19:00Z
dc.date.available 2023-03-15T22:19:00Z
dc.date.issued 2022-08-05
dc.identifier.citation DUQUE, T. “EU SOU BUGRE”: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 83–108, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14315. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10724
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 83-108, 2022 pt_BR
dc.description.abstract Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sulmato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sulmato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes. pt_BR
dc.description.abstract Este texto en pantalla propone el ejercicio analítico de pensar las acciones de Impróprias – Grupo de Investigación sobre Género, Sexualidad y Diferencias (UFMS/CNPq) – y sus efectos, así como los posibles aportes que sus experiencias en la docencia, en la investigación y en la extensión tienen para ofrecer para el campo de la Educación en contextos de Mato Grosso do Sul. A través de una experiencia vivida en el aula, en la que un indígena justifica la comprensión del contenido en relación a los travestis y transexuales por ser un “bugre” – en una perspectiva poscrítica en educación –, se discute género, sexualidad, diferencias y reconocimiento. Se concluye que en contextos de Mato Grosso do Sul, donde las diferencias se presentan de manera desafiante en términos de desigualdad, violencia e injusticia, los saberes disruptivos pueden contribuir para que puedan ser comprendidas fuera de las interpretaciones binarias y esencialistas, indicando cuánto las/los “no diferentes” son tan socialmente producidos como los/las diferentes. pt_BR
dc.description.abstract This text on screen proposes the analytical exercise of thinking about the actions of Impróprias – Research Group on Gender, Sexuality and Differences (UFMS/CNPq) – and their effects, as well as the possible contributions that their experiences in teaching, in research and in extension courses have to offer for the field of Education in contexts of Mato Grosso do Sul. Through an experience lived inside the classroom, in which an indigenous person justifies the understanding of the content related to transvestites and transsexuals by the fact of him being a “bugre” – in a post-critical perspective in education –, gender, sexuality, differences and recognition are discussed. It is concluded that in contexts of Mato Grosso do Sul, where differences present themselves in a challenging manner in terms of inequality, violence and injustice, disruptive knowledge can contribute so that they can be understood outside of binary and essentialist interpretations, indicating how much the “non-different” are as socially produced as the different. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Queer pt_BR
dc.subject Fronteira pt_BR
dc.subject Enseñanza pt_BR
dc.subject Búsqueda pt_BR
dc.subject Frontera pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Research pt_BR
dc.subject Border pt_BR
dc.title “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade pt_BR
dc.title.alternative “Yo soy ‘bugre’”: género, sexualidad y diferencias en las fronteras de/en la universidad pt_BR
dc.title.alternative "I am ‘bugre’”: gender, sexuality and differences on the borders of/at the university pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i1.14315 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record