Abstract:
Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias –
Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus
efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na
pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sulmato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um
indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo
fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se
gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sulmato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de
desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que
elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas,
indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as
diferentes.
Este texto en pantalla propone el ejercicio analítico de pensar las acciones de Impróprias
– Grupo de Investigación sobre Género, Sexualidad y Diferencias (UFMS/CNPq) – y
sus efectos, así como los posibles aportes que sus experiencias en la docencia, en la investigación y en la extensión tienen para ofrecer para el campo de la Educación en
contextos de Mato Grosso do Sul. A través de una experiencia vivida en el aula, en la
que un indígena justifica la comprensión del contenido en relación a los travestis y
transexuales por ser un “bugre” – en una perspectiva poscrítica en educación –, se
discute género, sexualidad, diferencias y reconocimiento. Se concluye que en contextos
de Mato Grosso do Sul, donde las diferencias se presentan de manera desafiante en
términos de desigualdad, violencia e injusticia, los saberes disruptivos pueden contribuir
para que puedan ser comprendidas fuera de las interpretaciones binarias y esencialistas,
indicando cuánto las/los “no diferentes” son tan socialmente producidos como los/las
diferentes.
This text on screen proposes the analytical exercise of thinking about the actions of
Impróprias – Research Group on Gender, Sexuality and Differences (UFMS/CNPq) –
and their effects, as well as the possible contributions that their experiences in teaching,
in research and in extension courses have to offer for the field of Education in contexts
of Mato Grosso do Sul. Through an experience lived inside the classroom, in which an
indigenous person justifies the understanding of the content related to transvestites and
transsexuals by the fact of him being a “bugre” – in a post-critical perspective in
education –, gender, sexuality, differences and recognition are discussed. It is concluded
that in contexts of Mato Grosso do Sul, where differences present themselves in a
challenging manner in terms of inequality, violence and injustice, disruptive knowledge
can contribute so that they can be understood outside of binary and essentialist
interpretations, indicating how much the “non-different” are as socially produced as the
different.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 83-108, 2022