Abstract:
Neste artigo apresentamos algumas contribuições teórico-metodológicas do eixo
temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, inserido na linha de pesquisa Educação,
Sexualidade e Relações de Gênero, vinculado ao PPGEdu/FACED/UFRGS, em
articulação com dois grupos de estudos, o GEERGE e o GEIN. A partir da análise
documental, buscamos trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que
referenciassem as possíveis colaborações desses grupos. Os resultados apontam que, em
duas décadas de existência (2001-2021), o eixo vem se destacando pela produção dos
conceitos de pedofilização e scripts de gênero, com um número significativo de
trabalhos. As análises mostram ainda a importância das articulações com graduação e
pós-graduação, por meio da extensão e ensino, estabelecendo uma rede de
interlocuções, resultando na criação de outros grupos de pesquisa. O estudo também
evidencia a importância do investimento das temáticas corpo, gênero e sexualidade na
formação docente, em especial no que tange a Educação Infantil e as infâncias.
En este artículo presentamos algunas contribuciones teórico-metodológicas del eje
temático Infancias, Género y Sexualidad, inserto en la línea de investigación Educación,
Sexualidad y Relaciones de Género, vinculada al PPGEdu/FACED/UFRGS, en
articulación con dos grupos de estudio, GEERGE y GEIN. A partir del análisis
documental, buscamos trabajos de conclusión de cursos, disertaciones y tesis que
hicieran referencia a las posibles colaboraciones de estos grupos. Los resultados
muestran que, en dos décadas de existencia (2001-2021), el eje viene destacándose para
la producción de los conceptos de pedofilización y guiones de género, con un número
importante de obras. Los análisis también muestran la importancia de la articulación con
graduación y posgraduación, a través de la extensión y la docencia, estableciendo una
red de interlocuciones, resultando en la creación de otros grupos de investigación. El
estudio también destaca la importancia de invertir en los temas de cuerpo, género y
sexualidad en la formación docente, especialmente en lo que se refiere a la Educación
Infantil y las infancias.
In this article we present some theoretical-methodological contributions of the thematic
axis Childhoods, Gender and Sexuality, inserted in the line of research Education,
Sexuality and Gender Relations, linked to PPGEdu/FACED/UFRGS, in articulation
with two study groups, GEERGE and GEIN. From the documental analysis, we
searched for course conclusion works, dissertations and theses that referenced the
possible collaborations of these groups. The results show that, in two decades of
existence (2001-2021), the axis has been standing out for the production of the concepts
of pedophilization and gender scripts, with a significant number of works. The analyzes
also show the importance of articulation with graduation and postgraduation, through
extension and teaching, establishing a network of interlocutions, resulting in the
creation of other research groups. The study also highlights the importance of investing
in the themes of body, gender and sexuality in teacher training, especially with regard to
Early Childhood Education and childhoods.