Show simple item record

dc.contributor.author Franco, Maria Teresa Bajarano
dc.contributor.author Martín, Irene Martínez
dc.date.accessioned 2023-03-15T22:39:20Z
dc.date.available 2023-03-15T22:39:20Z
dc.date.issued 2023-02-01
dc.identifier.citation FRANCO, M. T. B.; MARTÍN, I. M. DEBATES TEÓRICOS SOBRE SEXUALIDAD DESDE LAS NARRATIVAS DOCENTES EN LA FORMACIÓN INICIAL. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 47–69, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14874. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14874. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10728
dc.description Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 47-69, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho expõe a narrativa como proposta metodológica de ação transformadora na formação inicial de professores em torno da diversidade sexual. O objetivo declarado é: conhecer como narramos as práticas educativas para poder ensinar e aprender com as vivências cotidianas que compõem as vivências em torno das sexualidades. Acreditamos em uma proposta metodológica baseada nos princípios teóricos dessa metodologia, então apresentamos três benefícios para o ensino universitário: sistematizar as experiências de ensino, aplicar a pedagogia situada e favorecer as narrativas corporativas. Por fim, expomos experiências geradas em projetos inovadores como propostas de ação pedagógica, sendo representativos dois benefícios levantados em torno do método narrativo. Concluiu-se, com base em experiências, que há necessidade de explorar e implementar esse método como abordagem pedagógica e de pesquisa na formação inicial de professores para ser considerado como uma proposta de ação educativa transformadora. pt_BR
dc.description.abstract Este trabajo expone la narrativa como propuesta metodológica de acción transformadora en la formación inicial del profesorado en torno a las diversidades sexuales. El objetivo planteado es: conocer cómo narramos en las prácticas educativas para poder enseñar y aprender de las experiencias cotidianas que conforman las vivencias en torno a las sexualidades. Describimos la propuesta metodológica partiendo de los principios teóricos de esta metodología, seguidamente presentamos tres beneficios para la docencia universitaria: sistematizar experiencias docentes, aplicar pedagogía situada y favorecer narrativas corpóreas. Por último, exponemos experiencias generadas en proyectos innovadores como propuestas de acción pedagógica siendo representativas de los beneficios planteados en torno al método narrativo. Se concluye, en base a las experiencias, la necesidad de explorar e implantar este método como enfoque pedagógico y de investigación en la formación inicial docente a tener en cuenta como una propuesta de acción educativa transformadora. pt_BR
dc.description.abstract This work exposes the narrative as a methodological proposal of transformative action in the initial training of teachers, around sexual diversity. The main goal is: knowing how we narrate in educational practices in order to be able to teach and learn from the daily experiences around sexualities. We describe the methodological proposal based on the theoretical principles of this methodology, then we present three benefits for university teaching: systematize teaching experiences, apply situated pedagogy and corporeal narratives. Finally, we expose experiences generated in innovative projects as proposals for pedagogical action. These experiences are representative of the benefits around the narrative method. In conclusion, this method, as a pedagogical and research approach, improves the initial teacher training as a proposal to transformative educational action pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Narrativas pedagógicas pt_BR
dc.subject Treinamento de professor pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Práticas transformadoras pt_BR
dc.subject Formación docente pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Prácticas transformadoras pt_BR
dc.subject Pedagogical narratives pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Transformative practices pt_BR
dc.title Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial pt_BR
dc.title.alternative Debates teóricos sobre sexualidad desde las narrativas docentes en la formación inicial pt_BR
dc.title.alternative Theoretical argument around sexuality from teaching initial training narratives pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i2.14874 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record