Debates teóricos sobre sexualidade a partir do ensino de narrativas na formação inicial

Franco, Maria Teresa Bajarano; Martín, Irene Martínez

Abstract:

 
Este trabalho expõe a narrativa como proposta metodológica de ação transformadora na formação inicial de professores em torno da diversidade sexual. O objetivo declarado é: conhecer como narramos as práticas educativas para poder ensinar e aprender com as vivências cotidianas que compõem as vivências em torno das sexualidades. Acreditamos em uma proposta metodológica baseada nos princípios teóricos dessa metodologia, então apresentamos três benefícios para o ensino universitário: sistematizar as experiências de ensino, aplicar a pedagogia situada e favorecer as narrativas corporativas. Por fim, expomos experiências geradas em projetos inovadores como propostas de ação pedagógica, sendo representativos dois benefícios levantados em torno do método narrativo. Concluiu-se, com base em experiências, que há necessidade de explorar e implementar esse método como abordagem pedagógica e de pesquisa na formação inicial de professores para ser considerado como uma proposta de ação educativa transformadora.
 
Este trabajo expone la narrativa como propuesta metodológica de acción transformadora en la formación inicial del profesorado en torno a las diversidades sexuales. El objetivo planteado es: conocer cómo narramos en las prácticas educativas para poder enseñar y aprender de las experiencias cotidianas que conforman las vivencias en torno a las sexualidades. Describimos la propuesta metodológica partiendo de los principios teóricos de esta metodología, seguidamente presentamos tres beneficios para la docencia universitaria: sistematizar experiencias docentes, aplicar pedagogía situada y favorecer narrativas corpóreas. Por último, exponemos experiencias generadas en proyectos innovadores como propuestas de acción pedagógica siendo representativas de los beneficios planteados en torno al método narrativo. Se concluye, en base a las experiencias, la necesidad de explorar e implantar este método como enfoque pedagógico y de investigación en la formación inicial docente a tener en cuenta como una propuesta de acción educativa transformadora.
 
This work exposes the narrative as a methodological proposal of transformative action in the initial training of teachers, around sexual diversity. The main goal is: knowing how we narrate in educational practices in order to be able to teach and learn from the daily experiences around sexualities. We describe the methodological proposal based on the theoretical principles of this methodology, then we present three benefits for university teaching: systematize teaching experiences, apply situated pedagogy and corporeal narratives. Finally, we expose experiences generated in innovative projects as proposals for pedagogical action. These experiences are representative of the benefits around the narrative method. In conclusion, this method, as a pedagogical and research approach, improves the initial teacher training as a proposal to transformative educational action
 

Description:

Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 47-69, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos