Abstract:
Este trabalho expõe a narrativa como proposta metodológica de ação transformadora na
formação inicial de professores em torno da diversidade sexual. O objetivo declarado é:
conhecer como narramos as práticas educativas para poder ensinar e aprender com as
vivências cotidianas que compõem as vivências em torno das sexualidades.
Acreditamos em uma proposta metodológica baseada nos princípios teóricos dessa
metodologia, então apresentamos três benefícios para o ensino universitário:
sistematizar as experiências de ensino, aplicar a pedagogia situada e favorecer as
narrativas corporativas. Por fim, expomos experiências geradas em projetos inovadores
como propostas de ação pedagógica, sendo representativos dois benefícios levantados
em torno do método narrativo. Concluiu-se, com base em experiências, que há
necessidade de explorar e implementar esse método como abordagem pedagógica e de
pesquisa na formação inicial de professores para ser considerado como uma proposta de
ação educativa transformadora.
Este trabajo expone la narrativa como propuesta metodológica de acción transformadora
en la formación inicial del profesorado en torno a las diversidades sexuales. El objetivo
planteado es: conocer cómo narramos en las prácticas educativas para poder enseñar y
aprender de las experiencias cotidianas que conforman las vivencias en torno a las
sexualidades. Describimos la propuesta metodológica partiendo de los principios
teóricos de esta metodología, seguidamente presentamos tres beneficios para la
docencia universitaria: sistematizar experiencias docentes, aplicar pedagogía situada y
favorecer narrativas corpóreas. Por último, exponemos experiencias generadas en
proyectos innovadores como propuestas de acción pedagógica siendo representativas de
los beneficios planteados en torno al método narrativo. Se concluye, en base a las
experiencias, la necesidad de explorar e implantar este método como enfoque
pedagógico y de investigación en la formación inicial docente a tener en cuenta como
una propuesta de acción educativa transformadora.
This work exposes the narrative as a methodological proposal of transformative action
in the initial training of teachers, around sexual diversity. The main goal is: knowing
how we narrate in educational practices in order to be able to teach and learn from the
daily experiences around sexualities. We describe the methodological proposal based on
the theoretical principles of this methodology, then we present three benefits for
university teaching: systematize teaching experiences, apply situated pedagogy and
corporeal narratives. Finally, we expose experiences generated in innovative projects as
proposals for pedagogical action. These experiences are representative of the benefits
around the narrative method. In conclusion, this method, as a pedagogical and research
approach, improves the initial teacher training as a proposal to transformative
educational action
Description:
Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 47-69, 2022.