Abstract:
Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o
médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu,
na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades,
diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes
do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior
da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na
programação pedagógica escolar. Inserem-se na perspectiva de discussões sobre temas
ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberesfazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação
educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas
na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual.
Se trata de un Informe de Experiencia de aproximación entre la enseñanza superior y la
secundaria, como estrategia de formación del profesorado, de postgraduados en el nivel
stricto sensu, en la asignatura Prácticas de Enseñanza. Surge de la realización del
minicurso "identidades, diferencia y educación: enfoques multiversos", que tuvo como
público objetivo a estudiantes de secundaria, de entre 15 y 18 años, de una institución
pública del interior de Bahía. Se desarrolló en dos reuniones, que sumaron veinte horas,
y formó parte del programa pedagógico de la escuela. Se inserta en la perspectiva de las
discusiones sobre temas ligados a las poblaciones negras, a la promoción de la
actuación-reflejo de las construcciones de saber-hacer que están involucradas en las
discusiones sobre la conciencia negra. El enfoque de la acción educativa fue llevar a la
escuela experiencias que cooperen con una sociedad más justa e igualitaria que respete
la diversidad humana y el empoderamiento de las personas en la lucha contra el racismo
en todos los espacios de la sociedad actual.
This text consists of an Experience Report of the elaboration and execution of the short
course entitled "Identities, difference and education: multiple approaches", which had as
its target audience high school students, aged between 15 and 18 years, held on days
October 23 and 30, 2021 at Colégio Estadual Professora Reni Miranda Ferreira, in the
municipality of Itagi-Ba. The planning and execution of this short course comprised a
stage of the Teaching Internship discipline of the Postgraduate Course in Ethnic
Relations and Contemporary - PPGREC at the Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia – UESB. In the process of preparing the short course, it was intended to cover the
themes and concepts used by the organizers in their respective research, adapting their
discussions to a more objective approach and in a language accessible to the
participants. This work is part of the perspective of discussions on themes related to
black populations in order to also contribute to the promotion of reflections that occur
with more intensity in the month of November, due to the Black Consciousness Day.
The practical result of the two days of the short course was materialized in a practical
way in the elaboration by the students themselves of two posters that symbolized what
they consider important regarding respect for differences and the fight against racism in
today's society.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 458-472, 2022.