dc.contributor.author |
Paranhos, William Roslindo |
|
dc.contributor.author |
Meira, Édina Roberta |
|
dc.contributor.author |
Conceição Junior, Mário José |
|
dc.contributor.author |
Beraldi, Mariana Lectícia |
|
dc.contributor.author |
Wilhelm, Laís Antunes |
|
dc.contributor.author |
Garcia, Olga Regina Zigelli |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-15T22:54:04Z |
|
dc.date.available |
2023-03-15T22:54:04Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-05 |
|
dc.identifier.citation |
PARANHOS, W. R.; MEIRA, E. R.; CONCEIÇÃO JUNIOR, M. J.; BERALDI, M. L.; WILHELM, L. A.; GARGIA, O. R. Z. PARTICIPAR DE UM GRUPO DE PESQUISA: uma autoetnografia coletiva das experiências vivenciadas no AFRODITE . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 109–138, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14268. Acesso em: 14 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10734 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 109-138, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A vivência em um laboratório de pesquisa em gêneros e sexualidades possibilita
experiências transformadoras, na medida em que a sociabilidade é composta de uma
pluralidade bastante marcada por diferenças, estejam elas no âmbito da epistemologia
ou das categorias de análise das diversidades. O presente estudo tem por objetivo
analisar a experiência das pessoas autoras enquanto integrantes de um laboratório
interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em gêneros e sexualidades. Para tanto, as
seis pessoas autoras – entre estudantes e pesquisadoras – propuseram uma
autoetnografia coletiva analítica. O processo de construção – por meio de debates,
inquietações, incômodos, reflexões – retratou a experiência em grupo, culminando em
novos desconfortos que, mais uma vez, possibilitaram a transformação. Assim,
consideramos que o elo que marca a união e que sustenta o papel social do laboratório
enquanto espaço de educação é a possibilidade de experienciar e seu caráter
transformador. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Vivir en un laboratorio de investigación de género y sexualidades posibilita
experiencias transformadoras, en la medida en que la sociabilidad se compone de una
pluralidad marcada por las diferencias, ya sea en el ámbito de la epistemología o en las
categorías de análisis de las diversidades. El presente estudio tiene como objetivo
analizar la experiencia de las autoras como integrantes de un laboratorio
interdisciplinario de docencia, investigación y extensión en género y sexualidades. Para
ello, los seis autores, entre estudiantes e investigadores, propusieron una autoetnografía
colectiva analítica. El proceso de construcción -a través de debates, inquietudes,
molestias, reflexiones- retrató la experiencia del grupo, culminando en nuevos
malestares que, una vez más, posibilitaron la transformación. Así, consideramos que el
vínculo que marca la unión y que sustenta el rol social del laboratorio como espacio de
educación es la posibilidad de vivencia y su carácter transformador. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Living in a gender and sexualities research laboratory enables transformative
experiences, insofar as sociability is composed of a plurality marked by differences,
whether in the scope of epistemology or the categories of analysis of diversities. The
present study aims to analyze the experience of the authors as members of an
interdisciplinary laboratory of teaching, research and extension in gender and
sexualities. To this end, the six authors – among students and researchers – proposed an
analytical collective autoethnography. The construction process – through debates,
concerns, annoyances, reflections – portrayed the group experience, culminating in new
discomforts that, once again, enabled the transformation. Thus, we consider that the link
that marks the union and that sustains the social role of the laboratory as an education
space is the possibility of experiencing and its transforming character. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidades |
pt_BR |
dc.subject |
Autoetnografia |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratorio de investigación |
pt_BR |
dc.subject |
Géneros |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidades |
pt_BR |
dc.subject |
Autoetnografía |
pt_BR |
dc.subject |
Research lab |
pt_BR |
dc.subject |
Genres. Sexualities |
pt_BR |
dc.subject |
Autoethnography |
pt_BR |
dc.title |
Participar de um grupo de pesquisa: uma autoetnografia coletiva das experiências vivenciadas no AFRODITE |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Participar en un grupo de investigación: una autoetnografía colectiva de las experiencias vividas en AFRODITE |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Participate in a research group: a collective autoethnography of the experiences lived in AFRODITE |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v10i1.14268 |
pt_BR |