Show simple item record

dc.contributor.author Gomes, Sidmar Silveira
dc.contributor.author Batista, Matheus Henrique Messias
dc.date.accessioned 2023-03-15T22:56:55Z
dc.date.available 2023-03-15T22:56:55Z
dc.date.issued 2022-08-05
dc.identifier.citation GOMES, S. S.; BATISTA, M. H. M. A INSERÇÃO DA ARTE DRAG NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 222–250, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.13701. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13701. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10735
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 222-250, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões éticas daí decorrentes. Partiu-se de um levantamento bibliográfico relativo à contação de histórias e à identidade de gênero na educação infantil, tendo por base artigos científicos de revistas do campo da educação, somados à busca por narrativas literárias destinadas a crianças e que apresentam personagens fora de padrões de gênero estanques. Complementando o estudo teórico anterior, foram propostas sessões de contação de histórias por uma personagem Drag Queen, veiculadas em vídeos armazenados em página do Instagram. Por fim, foram propostas ações lúdicas para serem realizadas por crianças a partir de suas interações com as histórias trabalhadas. O conjunto dessas ações revelou que, mesmo já aparentando estarem influenciadas pelos sensos estéticos cis heteronormativos, as crianças criaram tensões em relação ao que se impõe como normatizado. pt_BR
dc.description.abstract El objetivo era analizar cómo la narración a través de un personaje de Drag Queen puede plantear interrogantes sobre una sociedad basada en normas binarias de género y la introducción de niños en las discusiones éticas resultantes. Se inició con un relevamiento bibliográfico sobre la narrativa e identidad de género en la educación infantil, a partir de artículos científicos de revistas del ámbito educativo, sumado a la búsqueda de narrativas literarias dirigidas a los niños y protagonizadas por personajes fuera de los estándares del género estanco. Complementando el estudio teórico anterior, las sesiones de storytelling fueron propuestas por un personaje de Drag Queen, que se muestran en videos almacenados en una página de Instagram. Finalmente, se propusieron acciones lúdicas para ser realizadas por los niños a partir de sus interacciones con los cuentos trabajados. El conjunto de estas acciones reveló que, si bien ya parecían estar influidos por los sentidos estéticos cis heteronormativos, los niños generaban tensiones en relación a lo que se impone como normalizado. pt_BR
dc.description.abstract The aim was to analyze how storytelling through a Drag Queen character can raise questions about a society based on binary gender norms and the introduction of children in the resulting ethical discussions. It started with a bibliographical survey on storytelling and gender identity in early childhood education, based on scientific articles from magazines in the field of education, added to the search for literary narratives aimed at children and featuring characters that are out of standards of watertight genre. Complementing the previous theoretical study, storytelling sessions were proposed by a Drag Queen character, shown in videos stored on an Instagram page. Finally, playful actions were proposed to be carried out by children based on their interactions with the stories worked. The set of these actions revealed that, even though they already appeared to be influenced by the heteronormative cis aesthetic senses, the children created tensions in relation to what is imposed as normalized. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Drag Queen pt_BR
dc.subject Contação de histórias pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Narración pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Educación Infantil pt_BR
dc.subject Storytelling pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Child Education pt_BR
dc.title A inserção da arte drag na contação de histórias para crianças pt_BR
dc.title.alternative La inserción del arte drag en los cuentos para niños pt_BR
dc.title.alternative The insertion of drag art in children's storytelling pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i1.13701 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record