Abstract:
Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag
Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas
binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões éticas daí decorrentes.
Partiu-se de um levantamento bibliográfico relativo à contação de histórias e à
identidade de gênero na educação infantil, tendo por base artigos científicos de revistas
do campo da educação, somados à busca por narrativas literárias destinadas a crianças e
que apresentam personagens fora de padrões de gênero estanques. Complementando o
estudo teórico anterior, foram propostas sessões de contação de histórias por uma
personagem Drag Queen, veiculadas em vídeos armazenados em página do Instagram.
Por fim, foram propostas ações lúdicas para serem realizadas por crianças a partir de
suas interações com as histórias trabalhadas. O conjunto dessas ações revelou que,
mesmo já aparentando estarem influenciadas pelos sensos estéticos cis
heteronormativos, as crianças criaram tensões em relação ao que se impõe como
normatizado.
El objetivo era analizar cómo la narración a través de un personaje de Drag Queen
puede plantear interrogantes sobre una sociedad basada en normas binarias de género y
la introducción de niños en las discusiones éticas resultantes. Se inició con un
relevamiento bibliográfico sobre la narrativa e identidad de género en la educación
infantil, a partir de artículos científicos de revistas del ámbito educativo, sumado a la
búsqueda de narrativas literarias dirigidas a los niños y protagonizadas por personajes fuera de los estándares del género estanco. Complementando el estudio teórico anterior,
las sesiones de storytelling fueron propuestas por un personaje de Drag Queen, que se
muestran en videos almacenados en una página de Instagram. Finalmente, se
propusieron acciones lúdicas para ser realizadas por los niños a partir de sus
interacciones con los cuentos trabajados. El conjunto de estas acciones reveló que, si
bien ya parecían estar influidos por los sentidos estéticos cis heteronormativos, los niños
generaban tensiones en relación a lo que se impone como normalizado.
The aim was to analyze how storytelling through a Drag Queen character can raise
questions about a society based on binary gender norms and the introduction of children
in the resulting ethical discussions. It started with a bibliographical survey on
storytelling and gender identity in early childhood education, based on scientific articles
from magazines in the field of education, added to the search for literary narratives
aimed at children and featuring characters that are out of standards of watertight genre.
Complementing the previous theoretical study, storytelling sessions were proposed by a
Drag Queen character, shown in videos stored on an Instagram page. Finally, playful
actions were proposed to be carried out by children based on their interactions with the
stories worked. The set of these actions revealed that, even though they already
appeared to be influenced by the heteronormative cis aesthetic senses, the children
created tensions in relation to what is imposed as normalized.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 222-250, 2022.