Linguagem inclusiva de gênero na educação

Vicente, André Luiz Coutinho; Xavier, Letícia de Gusmão Almeida; Fidelis, Anna Clara Nascimento; York, Sara Wagner

Abstract:

 
O presente texto busca refletir sobre as constantes movimentações na produção, construção, desconstrução e reconstrução de si, dos outros, a partir de alguns dos dispositivos correlatados na inserção de sujeites outres na sociedade plural e por vezes, oxímora na proposição da vida. Assim a produção em questão visa apresentar tópicos do Curso Linguagem Inclusiva de Gênero e sua importância na Educação, promovido pelo Programa de Iniciação Acadêmica – PROINICIAR/UERJ. Além disso, busca-se demonstrar sua relevância na/para a formação de professoras/es, bem como suas implicações no/para o corpo social. Organizamos o texto em três mo(vi)mentos: 1 - o Curso; 2 - uma breve discussão teórico-epistemológica e; 3 - ilustrar os desdobramentos dessa vasta e polêmica discussão na sociedade brasileira. Concluímos com a evidenciação das disputas de poder e de produção de subjetividades através das construções de narrativas e fragmentos permeados na contextualização hegemônica em torno da linguagem.
 
El presente texto busca reflexionar sobre los constantes movimientos en la producción, construcción, deconstrucción y reconstrucción del yo, de los otros, a partir de algunos de los dispositivos correlativos en la inserción de otros sujetos en una sociedad plural y a veces oximorónica en la propuesta de vida. Así, la producción en cuestión tiene como objetivo presentar temas del Curso de Lenguaje Inclusivo de Género y su importancia en la Educación, promovido por el Programa de Iniciación Académica - PROINICIAR/UERJ. Además, pretende demostrar su relevancia en/para la formación de los profesores, así como sus implicaciones en/para el cuerpo social. Organizamos el texto en tres mo(vi)entos: 1 - el Curso; 2 - una breve discusión teórico-epistemológica y; 3 - ilustrar los desdoblamientos de esta vasta y polémica discusión en la sociedad brasileña. Concluimos destacando las disputas de poder y la producción de subjetividades a través de las construcciones de narrativas y fragmentos permeados en la contextualización hegemónica en torno al lenguaje.
 
The present text aims to reflect on the constant movements in the production, construction, deconstruction and reconstruction of the oneself, of the others, from some of the devices correlated in the insertion of other subjects in a plural and sometimes oxymoron society in the proposition of life. Thus, the production in issue aims to present topics from the Course Gender Inclusive Language and its importance in Education, promoted by the Academic Initiation Program - PROINICIAR/UERJ. Moreover, it seeks to demonstrate its relevance in/for the training of teachers, as well as its implications in/for the social body. We have organized the text in three mo(vi)ments: 1 - the Course; 2 - a brief theoretical-epistemological discussion and; 3 - illustrating the developments of this vast and controversial discussion in Brazilian society. We conclude with the evidencing of power disputes and subjectivities production through the constructions of narratives and fragments surrounded by the hegemonic contextualization concerning language.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 251-276, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos