Extensão na/com a diferença: gênero, sexualidade e envelhecimento.

Pocahy, Fernando Altair

Abstract:

 
O texto apresenta um relato de experimentações em ensino-pesquisa-extensão no campo-tema dos estudos de gênero, sexualidade, envelhecimento e relações étnicoraciais, a partir de uma ação institucional, com o objetivo de promover a cultura da diversidade e dos direitos humanos. Os pressupostos ético-epistemológicos que definem o trabalho assumem perspectiva pós-crítica na educação e/em saúde, através de apostas na pesquisa-in(ter)venção. Esta perspectiva ético-teórico-metodológica, por sua vez, possibilitou a articulação de rede de saberes-práticas entre distintas instâncias e agentes sociais na produção de conhecimento, ao mesmo tempo em que indicou possibilidades de reversibilidade do atual diagnóstico social da velhice. Entre os resultados amplos do trabalho, destacamos o adensamento analítico-crítico das desigualdades sociais e o aprimoramento da formação acadêmica na/com a diferença.
 
El texto presenta un informe de experiencias de enseñanza-investigación-extensión universitaria en el campo temático de los estudios de género, la sexualidad, el envejecimiento y las relaciones étnico-raciales, a partir de una acción institucional destinada a promover la cultura de la diversidad y de los derechos humanos. Los supuestos ético-epistemológicos que definen el trabajo asumen una perspectiva postcrítica en educación y salud, al apostar por la investigación-in(ter)vención. Esta perspectiva ético-teórico-metodológica posibilitó la articulación de una red de saberes-prácticas entre distintas instancias y agentes sociales en la producción del conocimiento, a la vez que indicó posibilidades de reversibilidad del actual diagnóstico social de la vejez. Entre los amplios resultados del trabajo destacamos, por lo tanto, la profundización analítica-crítica de las desigualdades sociales y la mejora de la formación académica desde la diferencia.
 
The text presents a report of experiments in teaching-research- university extension in the thematic-field of gender studies, sexuality, aging and ethnic-racial relations, from an institutional action aiming to promote the culture of diversity and human rights. The ethical-epistemological assumptions that define the work assume a post-critical perspective in education and health, through betting on research-in(ter)vention. This ethical-theoretical-methodological perspective made possible the articulation of a network of knowledge-practices among different instances and social agents in the production of knowledge, at the same time that it indicated possibilities of reversibility of the current social diagnosis of old age. Among the broad results of the work we highlight, therefore, the analytical-critical deepening of social inequalities the improvement of academic training in/with difference.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 139-155, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos