Abstract:
O texto apresenta um relato de experimentações em ensino-pesquisa-extensão no
campo-tema dos estudos de gênero, sexualidade, envelhecimento e relações étnicoraciais, a partir de uma ação institucional, com o objetivo de promover a cultura da
diversidade e dos direitos humanos. Os pressupostos ético-epistemológicos que
definem o trabalho assumem perspectiva pós-crítica na educação e/em saúde, através
de apostas na pesquisa-in(ter)venção. Esta perspectiva ético-teórico-metodológica, por
sua vez, possibilitou a articulação de rede de saberes-práticas entre distintas instâncias
e agentes sociais na produção de conhecimento, ao mesmo tempo em que indicou
possibilidades de reversibilidade do atual diagnóstico social da velhice. Entre os
resultados amplos do trabalho, destacamos o adensamento analítico-crítico das
desigualdades sociais e o aprimoramento da formação acadêmica na/com a diferença.
El texto presenta un informe de experiencias de enseñanza-investigación-extensión
universitaria en el campo temático de los estudios de género, la sexualidad, el
envejecimiento y las relaciones étnico-raciales, a partir de una acción institucional
destinada a promover la cultura de la diversidad y de los derechos humanos. Los supuestos ético-epistemológicos que definen el trabajo asumen una perspectiva postcrítica en educación y salud, al apostar por la investigación-in(ter)vención. Esta
perspectiva ético-teórico-metodológica posibilitó la articulación de una red de
saberes-prácticas entre distintas instancias y agentes sociales en la producción del
conocimiento, a la vez que indicó posibilidades de reversibilidad del actual
diagnóstico social de la vejez. Entre los amplios resultados del trabajo destacamos,
por lo tanto, la profundización analítica-crítica de las desigualdades sociales y la
mejora de la formación académica desde la diferencia.
The text presents a report of experiments in teaching-research- university extension in
the thematic-field of gender studies, sexuality, aging and ethnic-racial relations, from
an institutional action aiming to promote the culture of diversity and human rights.
The ethical-epistemological assumptions that define the work assume a post-critical
perspective in education and health, through betting on research-in(ter)vention. This
ethical-theoretical-methodological perspective made possible the articulation of a
network of knowledge-practices among different instances and social agents in the
production of knowledge, at the same time that it indicated possibilities of
reversibility of the current social diagnosis of old age. Among the broad results of the
work we highlight, therefore, the analytical-critical deepening of social inequalities
the improvement of academic training in/with difference.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 139-155, 2022.