Abstract:
Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência
técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha
Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco teórico, pretendemos distinguir
competência técnica de tecnicismo a partir das contribuições de Dermeval Saviani, bem
como apresentar as reflexões de Florestan Fernandes sobre a formação política de
docentes. O estudo de campo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a
entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados empíricos, que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que a
formação política dessas professoras, construída a partir de marcos teóricos e imersões
nos movimentos sociais, pode resultar em uma práxis docente insurgente e não
acomodada, que procura antecipar o progresso social ao invés de esperá-lo.
Este artículo tiene como objetivo comprender cómo la formación política y la
competencia técnica han influido en la trayectoria de las docentes activistas de la
Marcha Mundial de las Mujeres en Caruaru-PE. En el marco teórico pretendemos
distinguir la competencia técnica del tecnicismo a partir de los aportes de Dermeval
Saviani, así como presentar las reflexiones de Florestan Fernandes sobre la formación
política de los docentes. El estudio de campo se realizó a través de un enfoque
cualitativo y utilizó la entrevista semiestructurada para adquirir los datos empíricos que
se trabajaron a través del análisis de contenido. Los resultados de la investigación
muestran que la formación política de estos docentes, construida a partir de marcos
teóricos e inmersiones en movimientos sociales, puede resultar en una praxis docente
insurgente e inconforme que busca anticipar el progreso social en lugar de esperarlo.
This article aims to understand how political formation and technical competence
influence the professional trajectory of activist teachers of the World March of Women
in Caruaru-PE. We intend to distinguish technical competence from technicality based
on the contributions of Dermeval Saviani and present Florestan Fernandes' reflections
on the political formation of teachers. The field study was based on a qualitative
approach and used the semi-structured interview to acquire the empirical data worked
through content analysis. Search result shows that the political formation of these
teachers, constructed through theoretical references and immersions in social
movements, it can result in an insurgent and non-conformed teaching praxis, which
intends to anticipate social progress instead of waiting for it.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 305-329, 2022.