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dc.contributor.author Santos, João Paulo Lopes dos
dc.contributor.author Moreira, Nubia Regina
dc.date.accessioned 2023-03-16T02:31:21Z
dc.date.available 2023-03-16T02:31:21Z
dc.date.issued 2022-08-05
dc.identifier.citation SANTOS, J. P. L.; MOREIRA, N. R. PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DA MULHER NEGRA UNIVERSITÁRIA: INCIDÊNCIAS DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 277–304, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.13866. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13866. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10741
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 277-304, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desse estudo é analisar os processos de subjetivação de quatro estudantes universitárias negras. A pesquisa foi estruturada e desenvolvida a partir da análise de suas narrativas acerca do questionamento: como as incidências de gênero, raça e classe impactam o processo de subjetivação de mulheres negras no Ensino Superior? Como procedimento metodológico utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada, o que permitiu revelar a realidade de vida delas. O estudo possibilitou mostrar que a mobilidade social viabilizada pela formação no Ensino Superior as permitiu se situarem em espaços possíveis, e em lugares antes restritos às mulheres, sobretudo às mulheres negras. pt_BR
dc.description.abstract El objetivo de este estudio es analizar los procesos de subjetivación de cuatro estudiantes universitarias negras. La investigación fue estructurada y desarrollada a partir del análisis de sus narrativas sobre la cuestión: ¿cómo las incidencias de género, raza y clase impactan los procesos de subjetivación de las mujeres negras en la educación superior? Como procedimiento metodológico utilizamos la técnica de entrevista semiestructurada, que nos permitió revelar su realidad de vida. El estudio permitió mostrar que la movilidad social que posibilitó la formación en la educación superior les permitió ubicarse en espacios posibles, y en lugares previamente restringidos a las mujeres, especialmente a las mujeres negras. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this study is to analyze the subjectivation processes of four black university students. The research was structured and developed from the analysis of their narratives about the question: how do gender, race and class incidences impact the subjectivation processes of black women in Higher Education? As a methodological procedure, we used the semi-structured interview technique, which allowed to reveal the reality of their lives. The study made it possible to show that the social mobility made possible by the formation in Higher Education allowed them to be located in possible spaces, and in places formerly restricted to women, especially to black women. pt_BR
dc.description.sponsorship A pesquisa que subsidiou insumos para a produção desse texto foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. E encontra-se devidamente protocolada no Comitê de Ética em Pesquisa da instituição em que o estudo foi realizado. Todas as unidades de investigação assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Processo de subjetivação pt_BR
dc.subject Universitárias negras pt_BR
dc.subject Enseñanza superior pt_BR
dc.subject Proceso de subjetivación pt_BR
dc.subject Universitarias negras pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Subjectivation process pt_BR
dc.subject Black college students pt_BR
dc.title Processo de subjetivação da mulher negra universitária: incidências de gênero, raça e classe pt_BR
dc.title.alternative Proceso de subjetivación de la mujer negra universitaria: incidencia de género, raza y clase pt_BR
dc.title.alternative Subjectivation process od the university black women: incidences of gender, race and class pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i1.13866 pt_BR


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