Processo de subjetivação da mulher negra universitária: incidências de gênero, raça e classe

Santos, João Paulo Lopes dos; Moreira, Nubia Regina

Abstract:

 
O objetivo desse estudo é analisar os processos de subjetivação de quatro estudantes universitárias negras. A pesquisa foi estruturada e desenvolvida a partir da análise de suas narrativas acerca do questionamento: como as incidências de gênero, raça e classe impactam o processo de subjetivação de mulheres negras no Ensino Superior? Como procedimento metodológico utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada, o que permitiu revelar a realidade de vida delas. O estudo possibilitou mostrar que a mobilidade social viabilizada pela formação no Ensino Superior as permitiu se situarem em espaços possíveis, e em lugares antes restritos às mulheres, sobretudo às mulheres negras.
 
El objetivo de este estudio es analizar los procesos de subjetivación de cuatro estudiantes universitarias negras. La investigación fue estructurada y desarrollada a partir del análisis de sus narrativas sobre la cuestión: ¿cómo las incidencias de género, raza y clase impactan los procesos de subjetivación de las mujeres negras en la educación superior? Como procedimiento metodológico utilizamos la técnica de entrevista semiestructurada, que nos permitió revelar su realidad de vida. El estudio permitió mostrar que la movilidad social que posibilitó la formación en la educación superior les permitió ubicarse en espacios posibles, y en lugares previamente restringidos a las mujeres, especialmente a las mujeres negras.
 
The purpose of this study is to analyze the subjectivation processes of four black university students. The research was structured and developed from the analysis of their narratives about the question: how do gender, race and class incidences impact the subjectivation processes of black women in Higher Education? As a methodological procedure, we used the semi-structured interview technique, which allowed to reveal the reality of their lives. The study made it possible to show that the social mobility made possible by the formation in Higher Education allowed them to be located in possible spaces, and in places formerly restricted to women, especially to black women.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 277-304, 2022.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos