Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar o Grupo Experimentações - Grupo de estudos
e pesquisas em currículo, subjetividade e sexualidade na Educação Básica, da
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. Escrever sobre as
experiências do Grupo exige um confronto com a memória, com as narrativas que
constituem o dispositivo da escrita, com as problematizações teórico-metodológicas que
construímos em nossas pesquisas e com nosso compromisso ético-político com a
produção de conhecimento em gênero, sexualidade e educação. Partindo de narrativas
pessoais e da produção dos integrantes do Grupo problematizo algumas noções teóricometodológicas tomadas de empréstimos da caixa de ferramentas foucaultianas
acionadas nas nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O artigo será
organizado em dois eixos: no primeiro momento damos a ver a criação do grupo, das
nossas movimentações individuais e coletivas no ensino, na pesquisa e na extensão; no
segundo momento discutimos alguns conceitos de nossas escolhas teórico-metodológicas.
Este artículo tiene como objetivo presentar el Grupo de Experimentaciones - Grupo de
estudio e investigación sobre currículo, subjetividad y sexualidad en la Educación Básica, de la Universidad Federal de Pará, Campus Universitário de Abaetetuba.
Escribir sobre las experiencias del Grupo requiere una confrontación con la memoria,
con las narrativas que constituyen el dispositivo de escritura, con las problematizaciones
teórico-metodológicas que construimos en nuestras investigaciones y con nuestro
compromiso ético-político con la producción de saberes en género, sexualidad y
educación. A partir de relatos personales y de la producción de los integrantes del
Grupo, problematizo algunas nociones teórico-metodológicas tomadas de la caja de
herramientas foucaultiana utilizada en nuestras actividades de docencia, investigación y
extensión. El artículo se organizará en dos ejes: en un primer momento, mostramos la
creación del grupo, de nuestros movimientos individuales y colectivos en la docencia, la
investigación y la extensión; en el segundo momento discutimos algunos conceptos de
nuestras elecciones teórico-metodológicas.
This article aims to present the Experimentations Group - Study and research group on
curriculum, subjectivity and sexuality in Basic Education, from the Federal University
of Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. Writing about the Group's experiences
requires a confrontation with memory, with the narratives that constitute the device of
writing, with the theoretical-methodological problematizations that we build in our
research and with our ethical-political commitment to the production of knowledge in
gender, sexuality and education. Starting from personal narratives and the production of
the members of the Group, I problematize some theoretical-methodological notions
borrowed from the Foucauldian toolbox used in our teaching, research and extension
activities. The article will be organized in two axes: at first, we show the creation of the
group, of our individual and collective movements in teaching, research and extension;
in the second moment we discussed some concepts of our theoretical-methodological
choices.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 183-205, 2022.