Show simple item record

dc.contributor.author Mafra, Welma Cristina Barbosa
dc.contributor.author Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
dc.contributor.author Mafra, Rogério Luís Pereira
dc.date.accessioned 2023-03-16T02:42:41Z
dc.date.available 2023-03-16T02:42:41Z
dc.date.issued 2022-08-05
dc.identifier.citation MAFRA, W. C. B.; ROCHA, G. O. R.; MAFRA, R. L. P. QUANDO A REALIDADE SE MOSTRA: EXPERIÊNCIAS DE CONFORMAÇÃO DE CORPOS NO SEIO DA ESCOLA BÁSICA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 330–354, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.12753. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12753. Acesso em: 14 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10744
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 330-354, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo consiste em um estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa que reflete sobre memórias de heteronormatização escolar. Para tanto, foram ouvidos quatro militantes do Movimento LGBT em Belém/PA que, por meio de entrevistas semiestruturadas, responderam a seguinte questão; que experiências de heteronormatividade foram vividas durante seu processo de escolarização? Os dados obtidos, categorizados e submetidos a análise de conteúdo apontaram uma intensa investida escolar no sentido da conformação de corpos ao ideal heterossexual. Nesses processos, diversos sujeitos da comunidade escolar, a partir de intervenções nada sutis, se apresentam aos estudantes no sentido de garantir a replicação social da convergência entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual. Tais apontamentos revelam que a escola, quando conformada aos ideais heteronormativos, se apresenta como espaço de deslegitimação das alteridades, onde se fortalecem sentimentos de rejeição e práticas de exclusão social. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo consiste en un estudio descriptivo e interpretativo de carácter cualitativo que reflexiona sobre las memorias de heteronormatización escolar. Para ello, se escuchó a cuatro activistas del Movimiento LGBT en Belém/PA, quienes, a través de entrevistas semiestructuradas, respondieron la siguiente pregunta: ¿Qué experiencias de heteronormatividad vivieron durante su proceso de escolar? Los datos obtenidos, categorizados y sometidos a análisis de contenido apuntan a un intenso impulso escolar hacia la conformación de los cuerpos al ideal heterosexual. En estos procesos, varios sujetos de la comunidad escolar se presentan a los estudiantes con el fin de garantizar la replicación social de la convergencia entre sexo biológico, identidad de género y orientación sexual. Tales apuntes revelan que la escuela, cuando se conforma con ideales heteronormativos, se presenta como un espacio de deslegitimación de la alteridad, donde se fortalecen sentimientos de rechazo y prácticas de exclusión social. pt_BR
dc.description.abstract This article consists of a descriptive and interpretative study of a qualitative nature that reflects on memories of school heteronormatization. To this end, four activists from the LGBT Movement in Belém/PA were heard, who, through semi-structured interviews, answered the following question: what experiences of heteronormativity were lived during your schooling process? The data obtained, categorized and submitted to content analysis pointed to an intense school drive towards the conformation of bodies to the heterosexual ideal. In these processes, several subjects from the school community, from ostensible interventions, introduce themselves to students in order to guarantee the social replication of the convergence between biological sex, gender identity and sexual orientation. Such notes reveal that the school, when conformed to heteronormative ideals, presents itself as a space for the delegitimization of otherness, where feelings of rejection and practices of social exclusion are strengthened. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject LGBTs pt_BR
dc.subject Heteronormatividade pt_BR
dc.subject Exclusão pt_BR
dc.subject Escuela pt_BR
dc.subject Heteronormatividad pt_BR
dc.subject Exclusión pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Heteronormativity pt_BR
dc.subject Exclusion pt_BR
dc.title Quando a realidade se mostra: experiências de conformação de corpos no seio da escola básica pt_BR
dc.title.alternative Cuando la realidad muestra: experiencias de conformación corporal en la escuela básica pt_BR
dc.title.alternative When reality shows: body conformation experiences at the basic school pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i1.12753 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record